A prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, e o vice-prefeito, Douglas Sena, inauguraram na manhã desta terça-feira (26) a 4ª etapa do sistema Salta Z, no povoado Reforma.
A inauguração foi acompanhada também pelo presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Carlos Viana, e outros secretários do município. O Sistema Salta Z na sua nova fase vai beneficiar 35 famílias rosarienses com água potável.
Os sistema Salta Z, redutivo de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, foi desenvolvido especialmente para comunidades pequenas, como no povoado Reforma, utilizando o processo convencional para tratar a água, por meio de uma estrutura simplificada composta de filtros e dosadores artesanais, mas possui um importante impacto de transformação social e ambiental em municípios e comunidades de poucos recursos.
A comunidade manifestou seu agradecimento pela benfeitoria, através das palavras de seu representante, José Ribamar Silva, o Senhor Zequinha.
A gente tem que ter compromisso, responsabilidade e respeito. Confiamos em Irlahi quando foi candidata, por isso fiquei do lado dela, acreditei que daria certo e está dando. Ela tem compromisso com o trabalho, e só tenho a agradecer a ela e a equipe toda. Eu digo a vocês, estou feliz com esse projeto que chegou, e não apenas esse, mas também a estrada — declarou.
Carlos Viana apontou de que de todos os municípios que receberam projeto semelhantes, desenvolvidos pela Fundação Nacional de Saúde – Funasa, do Governo Federal, Rosário foi o único a concluir os trabalhos.
Alguns os outros tiveram que devolver o dinheiro, por força de lei, e outros deram fim em parte do material, mas em Rosário já está na 4ª fase. Isso foi graças a nossa administração, à nossa prefeita Irlahi. As comunidades estão de parabéns. E o trabalho continua, estamos em busca de mais projetos.

Viana ressaltou ainda que na comunidade de Paiçandu há um sistema ainda maior, o que, segundo ele, possibilitaria a ampliação dos já instalados como em Reforma.
Para a prefeita Irlahi, a inauguração é um exemplo da parceria entre a prefeitura e as comunidades de Rosário. — Trabalhamos em todos os lugares, sempre pensando em avançar. Ficamos muito felizes e quero lembrar a todos que sentimos orgulho em ser rosarienses. Saiu uma pesquisa onde foi apontado que voltou o sentimento de orgulho das pessoas em morar em Rosário. A população tem reconhecido as benfeitorias que chegam ao município. Não é à toda que tem pessoas de outras cidades querendo trazer as crianças para estudar em nosso município — contou.
A prefeita Irlahi finalizou seu discurso fazendo um balanço do que considera um resgate da cultura e do orgulho em ser rosariense, conseguido através do trabalho e resultados de sua gestão.
É importante resgatar a nossa auto-estima. Aqui somos todos bons trabalhadores, e quem trabalha está aqui na nossa equipe. Estamos resgatando a nossa cultura, a nossa identidade. Estamos bem distante de Brasília, mas quando eu chego eu empodero, estou representando a minha comunidade e tenho a responsabilidade e compromisso com minha população, não me importo de esperar ser atendida. Eu sou empoderada pela minha população — afirmou.

Leave A Reply