O segundo turno da disputa pela Presidência da República, entre o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), provocou uma divisão no País, mas não se restringiu apenas ao eleitor comum. O apoio aos dois candidatos tem causado polêmicas no mundo das celebridades, com embates públicos envolvendo artistas.
Foi assim com a dupla veterana Regina Duarte e José de Abreu, ambos da TV Globo. De um lado, a atriz, crítica histórica do PT e do ex-presidente Lula, declarou voto em Bolsonaro. De outro, o ator, antigo apoiador da sigla petista, manifestou preferência por Haddad. Os dois trocaram ataques nas redes sociais.
Regina Duarte, que chegou a visitar o presidenciável e a participar de ato de campanha, virou alvo do colega de emissora. José de Abreu usou sua conta no Twitter para criticar a postura da atriz.
“Nossos colegas, Regina Duarte, sejam artistas, técnicos, gays, lésbicas ou heteros, estamos apavorados com o advento do fascismo. Ninguém mais trabalha sossegado com essa ameaça de trevas sobre nossas almas sensíveis. Não é admissível um colega de tantos anos não respeitar isso!”, escreveu o ator.
A atriz reagiu e chegou a comparar o programa do petista Haddad com o regime facista de Benito Mussolini. “Ah… Deixa ele pra lá… É aquele ator que cospe nas pessoas que discordam dele. E depois diz que o fascista é o Bolsonaro”, escreveu Regina Duarte em sua rede social, que ganhou de outros artistas, como Maitê Proença e Victor Fasano.
Patrícia Pillar já havia criticado a postura de Regina Duarte, mas não chegou a polemizar. A atriz, que disse não ser petista, pediu que a colega refletisse sobre o apoio a Bolsonaro. “A apologia à violência que ele prega nos trará ainda mais violência. Violência esta que já pode ser sentida hoje em nossas ruas. Falo aqui principalmente das minorias, pretos, pobres, LGBTIs, índios etc”, postou na rede social.
De nada adiantou, dias depois Regina Duarte visitou Bolsonaro, que postou uma foto ao lado da atriz em sua conta no Twitter. A atriz ficou marcado por declarar, nas eleições de 2002, apoio ao tucano José Serra alegando que tinha medo de Lula virar presidente.
A polarização em torno da disputa presidencial envolveu também um bate-boca público entre a atriz Giovanna Ewbank e seu cunhado Thiago, irmão do ator Bruno Gagliasso. A discussão sobre questões familiares teria sido motivada por razões políticas. Enquanto o casal apoiaria Haddad, Thiago teria preferência por Bolsonaro.
Outras celebridas já se posicionaram neste segundo turno das eleições, que terminam no próximo domingo (28). Entre os que apoiam Bolsonaro estão, entre outros, os cantores Zezé di Camargo, Gusttavo Lima e Latino e a atriz Suzana Vieira. No lado de Haddad, estão, por exemplo, os atores Paulo Betti, Letícia Sabatella e Daniel Oliveira e o cantor Gilberto Gil. (Por Julio Resende/Eleições 2018)

Leave A Reply