Com o objetivo de reduzir os índices de doenças oftalmológicas, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove, nesta sexta-feira, 13, um mutirão para diagnosticar e tratar, cirurgicamente, os casos destas doenças. A iniciativa integra o conjunto de ações preventivas que a gestão municipal está desenvolvendo na área da saúde pública.
Os exames e cirurgias serão realizados na Clínica Nossa Senhora do Rosário, com horário de atendimento a partir das 7h da manhã. A expectativa é realizar mais de 40 cirurgias no mutirão, como explica a secretária municipal de Saúde, Viviane Arruda — Muitas pessoas têm problemas de visão não diagnosticadas, independente da idade, e que geram muitos transtornos na qualidade de vida e saúde. A catarata pode causar a cegueira e esta é uma ação tanto preventiva quanto corretiva — disse.
Quem desejar participar do mutirão deverá comparecer na Clínica Nossa Senhora do Rosário com documentos pessoais, fotocópia (xerox) do Registro Geral (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
Sobre a Doença — A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, e atinge quase metade da população mundial com mais de 65 anos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 120 mil novos casos surgem no Brasil a cada ano, mas a cegueira por catarata é evitável com a cirurgia. O pterígio é uma pele rosada, de formato triangular, que cresce a partir do canto interno do olho em direção ao centro. Se chegar a alcançar e cobrir a pupila, pode causar cegueira.
Siga o MA+ noFacebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482