O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu neste domingo as eleições indiretas para o cargo de governador de Alagoas. A decisão atende a pedido do PSB no Estado, que é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). A eleição aconteceria nesta segunda-feira, às 10h.

A decisão do STF derruba determinação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) que havia autorizado a realização do pleito entre os deputados.

Em Alagoas haverá eleição indireta em razão da reúncia do ex-governador Renan Filho, herdeiro de Calheiros, que deve disputar uma vaga ao Senado. O vice dele já havia deixado o cargo em 2020 para disputar a predeitura de Arapiraca. Com isso, será necessário que os deputados escolham o governador que comandará o Estado até o fim deste mandato.

O grupo de Lira, porém, tenta impedir a eleição para evitar que uma articulação de aliados do senador Renan Calheiros (MDB) e do ex-governador Renan Filho coloquem na função um pretenso candidato nas eleições de outubro, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB). Se ele vencer a batalha indireta na Assembleia, disputaria as eleições de outubro como candidato à reeleição, e aproveitando-se da visibilidade da função e da máquina administrativa. Lira, por sua vez, vai apoiar a canidatura do senador Rodrigo Cunha, que trocou recentemente o PSDB pelo União Brasil. Em Alagoas, o partido é controlado pelo presidente da Câmara.

Por causa dessa disputa judicial, Lira e Renan Calheiros trocaram farpas públicas na última semana. Na ocasião, Renan comemorava a decisão do TJ-AL que cassou uma liminar contra a realização da eleição. Com a decisão de Fux neste domingo, porém, o jogo virou novamente e Lira comemorou nas redes.

“A decisão liminar do STF respalda o que os alagoanos desejam: transparência, rito jurídico legal e respeito às instituições e ao povo de Alagoas. O senador Renan Calheiros e seu fantoche vão continuar com a narrativa estaparfúdia de golpe? Ou irá destilar o seu veneno contra o STF O povo de Alagoas estará sempre em primeiro lugar na nossa luta por um estado democrático e justo”, destacou.

Comments are closed.