Cultura, orgulho e tradição foram alguns dos elementos que marcaram o Carnaval do Maranhão, no Circuito Madre Deus, nesta segunda-feira (24). Em quatro diferentes locais, o bairro que é considerado o berço da cultura maranhense, recebeu do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), em parceria com a Prefeitura de São Luís, uma programação diferenciada.
A festa que começou ao meio-dia, com as apresentações dos grupos Marabloco Elétrico e Grupo Orquestra do Samba, fizeram o público vibrar, como é o caso do auxiliar administrativo Rômulo Meneses.
“Desde pequeno venho curtir o carnaval aqui na Madre Deus. Os meus pais sempre me trouxeram. Foi aqui que aprendi a respeitar e valorizar a minha cultura. Fiquei bem feliz em chegar aqui e já haver atrações no palco, assim posso curtir desde cedo e aproveitar a festa em outros pontos da cidade”, disse Rômulo Meneses.
Os brincantes puderam escolher entre os pontos: Cortejo de blocos tradicionais, organizados e alternativos; Espaço concentra e sai, no Beco do Gavião; Tenda de tambor de Crioula São Benedito; Espaço do Samba; e Ponto de Fuga. Nesses espaços, diversos artistas que sentem orgulho de fazer a arte no Maranhão se apresentaram, como é o caso do vocalista do Blocão do Samba, Jailson Pereira.
“Este ano, o Carnaval do Maranhão surpreendeu a todos, tanto a nós artistas quanto aos foliões. Sabemos que foi aqui na Madre Deus  que o carnaval de rua nasceu, entretanto, temos que parabenizar a iniciativa em criar novos circuitos como o do Bacanga. Percebo a valorização do artista e da população maranhense, quando se faz uma festa pensando neles. Com toda certeza esse é o melhor carnaval que já tivemos”, declarou o artista de forma entusiasmada.
Outros blocos também fizeram a festa pelos palcos da Madre Deus. Os blocos tradicionais Falcão de Prata e Guerreiros do Ritmo fizeram um espetáculo durante o cortejo de blocos. A tenda do tambor de crioula São Benedito atraiu olhares. O tambor que é afinado a fogo e tocado aos murros, seguidos de rodopios e movimentos de punga, sempre impacta a estudante Amanda Silva, de 24 anos.
“Sempre venho aproveitar o carnaval aqui na Madre Deus, mas de todas as apresentações, o tambor de crioula sempre mexe comigo. A batida dos tambores é contagiante para mim. Sempre que posso estou assistindo ou dançando”, falou a estudante.
A programação do Circuito Madre Deus acontece até esta terça-feira (25), tendo início ao meio-dia com as apresentações do Grupo Sambarlove e  Madrilenus. Além disso, o bairro recebe cortejo de tribo de índio, apresentações de blocos tradicionais e shows de diversos artistas como Mix in Brazil e Ronald Pinheiro.

Leave A Reply