O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência, fez uma provocação ao principal adversário na disputa eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL), ao ser questionado se irá aos debates. Tanto ele quanto Bolsonaro não confirmaram presença e por isso alguns debates já foram cancelados.

“Eu irei em debate com qualquer pessoa, já participei de debate com tanta gente, com Ulysses, com Brizola, com Maluf. Agora, o que o Bolsonaro tá pensando? Ele já não foi em debate na outra campanha e tá pensando o seguinte: ‘Só vou em debate do segundo turno’. Se você [jornalista] puder, lembre a ele que pode não ter segundo turno. A eleição pode ser resolvida no primeiro turno”, afirmou Lula, em entrevista ao canal Uol, nesta quarta-feira (26).

Em seguida, Lula disse que vai “trabalhar pra ganhar o mais rápido possível, ter o maior número de votos possível”, já no 2 de outubro. Quanto ao motivo do esforço para que não tenha uma segunda rodada de votações, Lula respondeu que assim “encurta o gasto da campanha, você ganha um mês pra se preparar pra governar o país”.

Em seguida, ele reforçou que pretende participar de debates, desde que seja atendido o pedido feito pela campanha do PT, diminuindo de 10 para três debates no formato pool, que é quando veículos de jornalismo se juntam para transmitir o mesmo conteúdo.

“Eu gosto de debate, seja no primeiro ou no segundo turno, mas eu quero dar uma certa moralizada na quantidade de debates, porque eu não sou político de gabinete que só espera debate para aparecer. Eu gosto de viajar, de ver, de abraçar as pessoas. Mas eu vou pro debate. A hora que a gente receber a resposta do pedido que fizemos estarei disposto para fazer debate.”

Comments are closed.