O secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, informou no fim da noite de quinta-feira (18), que o Maranhão vai receber a partir da próxima semana, 386.546 novas doses de vacina contra a Covid-19. As doses do imunizante serão repassadas ao estado pelo Ministério da Saúde.

Com a chegada das doses, 271 mil pessoas serão vacinadas no estado. Segundo Carlos Lula, nesta etapa, o imunizante será destinado para idosos entre 80 a 89 anos, quilombolas, comunidades ribeirinhas e trabalhadores da saúde.

O ‘vacinômetro’ da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aponta que o estado já repassou aos municípios maranhenses 249.904 doses da vacina contra o novo coronavírus. Dos lotes já recebidos, três são da CoronaVac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo e, um lote é da vacina Oxford/Astrazeneca.

Os lotes que serão repassados ao estado integram o cronograma anunciado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com os governadores na quarta-feira (17).

De acordo com o levantamento pelo consórcio de veículos de imprensa, formado pelo G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, o Maranhão já aplicou 142.591 doses de vacina desde o início da campanha de vacinação, iniciada em 18 de janeiro.

Das aplicações, 127.747 foram na primeira dose e 14.844 na segunda. A última atualização aconteceu às 20h de quinta-feira (18).

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue sendo realizada no Maranhão, segundo o governo do Estado. Entretanto, na quinta-feira (18), a Prefeitura de São Luís informou a suspensão da campanha pelo sistema drive-thru por falta de doses do imunizante.

Em nota ao G1, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) disse que a vacinação vai seguir apenas em idosos acamados, que vão receber a segunda dose da vacina.

Leave A Reply