Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todos os brasileiros têm sido orientados com medidas de isolamento social e, mesmo assim, os leitos dos hospitais maranhenses seguem sendo cada vez mais ocupados. O que chama atenção, no meio dessa crise, é que o número de trotes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Luís entre os meses de março a maio passou de sete mil.
Segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de 1º de março até 21 de maio, o Samu recebeu 7.581 ligações falsas (trotes), que foram contabilizados da seguinte maneira:
  • 3.291 trotes em março
  • 2.500 trotes em abril
  • 1.790 trotes em maio, até o dia 21
Os números são menores que os registrados no mesmo período do ano passado, quando a Semus registrou 8.514 ligações falsas, sendo 2.581 em março, 2.761 em abril e 3.172 em todo o mês de maio.
Vale lembrar que o trote telefônico é crime de acordo com artigo 266 do Código Penal que descreve: “Interromper ou perturbar o serviço telefônico é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa”.
“A Secretaria reforça que, apesar de o período referente a 2020, apresentar um número menor em relação a 2019, esse resultado ainda é considerado alto e acaba prejudicando o atendimento oferecido à população”, disse a Secretaria.
Para tentar inibir essa prática, o órgão diz que está sendo realizada a catalogação dos números que mais efetuam ligações falsas, para que sejam adotadas as medidas necessárias.
Além disso, informa que realiza campanhas educativas sobre a importância do serviço prestado pelo Samu e os prejuízos provocados à sociedade pelos trotes feitos para a central de atendimento do órgão, principalmente neste período de pandemia. (Fonte: G1MA)

Leave A Reply