Segundo o jornal Folha de São Paulo, em reportagem deste domingo (15), um Projeto de Lei que tramita no Senado, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB), e que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PSL), visa alterar os limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no município de Barreirinhas.
O PL abre portas para a construção de empreendimentos turísticos e impõe a retirada de povoados onde vivem, atualmente, cerca de 2 mil pessoas. PL de Roberto Rocha (PSDB) visa redesenhar área que abrange o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Povoados como Travosa, Betânia e Ponta Mangue deixariam de fazer parte do parque e da área de proteção ambiental, fato que flexibilizaria construções civis na região. Antropólogos e ambientalistas já reagiram criticamente à ideia do PL, e deixaram em alerta a população dos povoados que serão retirados dos atuais limites do parque caso o projeto seja aprovado no Senado.
A proposta, iminentemente, também pode afetar o potencial econômico de uma possível concessão da exploração de serviços dentro da área, uma vez que as lagoas perenes, que geram grande fluxo de turistas do mundo inteiro, ficariam de fora dos novos limites do parque. Vale ressaltar que tal concessão é defendida pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
As novas limitações do parque, que ocasionariam a retirada dos povoados da área dos Lençóis, reduziria o número de habitantes que vivem, atualmente, na região, passando de 2.603 para 588. Aqueles que ficarem de fora, como agricultores, pescadores e marisqueiras, caso o projeto do senador Roberto Rocha seja aprovado, não mais poderá explorar recursos da área – que, atualmente, lhes garantem o sustento de suas famílias.

Leave A Reply