O deputado estadual Roberto Costa (MDB) propôs, na tarde de segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa, uma proposta de Projeto de Lei que visa conceder aos alunos maranhenses uma bonificação na nota do vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
A proposta segue o exemplo da política afirmativa denominada “Ingresso Qualificado”, de autoria do deputado Marco Aurélio (PCdoB), que impôs o bônus de até 20% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes maranhenses. Ao se pronunciar, ele destacou a importância da articulação de ações em defesa dos alunos do Maranhão, priorizando o acesso à universidade estadual.
“Recentemente, esta Casa, tendo o deputado Marco Aurélio à frente, apresentou o projeto que concede bonificação de até 20% nas notas do Enem. Seguindo esse exemplo, propomos aqui, com o deputado Marco Aurélio, subscrito pela deputada Cleide Coutinho, a proposta de bonificação, mas para as notas do vestibular da Uema.
A maioria dos estudantes de Medicina, um dos cursos mais concorridos da universidade, não é maranhense. São alunos do Sul, por exemplo. Após a conclusão do curso, os acadêmicos voltarão para seu estado de origem e nós, aqui do Maranhão, ficaremos sem médicos que concluíram o curso de Medicina no nosso estado. Como deputado estadual, eu sei dos desafios que ainda precisamos superar na educação”, disse o deputado Roberto Costa.
Caso seja implantada, a bonificação valerá para todos os campi da Uema, inclusive a UemaSul.
Portal MA+ no Facebook — Instagran  — Twitter WhatsApp 98434-6482