A Prefeitura de Morros por meio da Coordenação de Atenção Básica realizou capacitação sobre Transmissão e Profilaxia da Raiva Silvestre. O curso foi ministrado pelo médico Salim Jorge Waquim, do Departamento de Zoonoses do Maranhão, e reuniu profissionais da saúde, entre eles, médicos, enfermeiros e Agentes de Saúde da Família e Agentes de Endemias.
Além de ação preventiva, a iniciativa também foi decorrente de foco de Raiva Silvestre, identificada na região do Munim. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Enfermeira Daniela Coutinho, o trabalho de divulgação será realizado em todo o município com o objetivo de dar visibilidade à campanha de cuidados e quais medidas a população deve tomar para identificar um animal com sinais e sintomas de raiva.
“É preciso que as pequenas lesões associadas aos eventos com cães e gatos sejam tratadas com o mesmo cuidado e a mesma diligência com que são tratadas as lesões mais intensas. Os agentes como profissionais de saúde precisam ser criteriosos, até para multiplicar esse conhecimento”, explicou o médico Salim Jorge Waquim.
Para o agente de endemias, Odilon, o curso, além de capacitar, também faz o trabalho de sensibilização dos profissionais da área da saúde sobre o tema. “A teoria é fundamental para nosso preparo profissional, e essa troca de conhecimento só acrescenta e nos conscientiza da necessidade de informar a população como ficar livre dos riscos da doença”, finalizou.

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482

Leave A Reply