O governador Flávio Dino recebeu nesta segunda-feira (04) o cônsul de Portugal, o diplomata José Wilson Carneiro; o embaixador Jorge Dias Cabral e o vice-cônsul, Francisco Brandão, para discutir ações de estreitamento dos laços comerciais, educacionais e culturais entre Maranhão e o país lusitano.

“Nós temos muita alegria em receber aqui a delegação liderada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, pelo seu Embaixador e pelo Vice-Cônsul em Belém, que nos apresentam uma agenda de eventos culturais, de promoção comercial e de diálogo entre os segmentos empresariais do nosso estado com Portugal”, destacou o governador Flávio Dino durante a visita.

Flávio Dino ainda destacou a importância de manter laços com o Portugal. “Naturalmente, nós temos muitas afinidades e identidades históricas seculares que fazem com que esse diálogo flua com muita velocidade, com muita produtividade e com muitos resultados”, afirmou o governador.

Além do estreitamento de relações, o chefe do estado maranhense ainda reafirmou o compromisso para a constituição de um Centro Cultural de Portugal sediado em São Luís. ”O Centro Cultural será um espaço que vai garantir a presença permanente de professores, cientistas, artistas e empresários portugueses que venham ao Maranhão e, do mesmo modo, que nós tenhamos a nossa presença lá”, afirmou o governador.

“Eu gostaria de agradecer pela forma tão generosa e calorosa com que fomos recebidos aqui pelo governador e sua equipe. É com muita alegria que saímos daqui com a proposta de estreitar nossos laços culturais, de turismo e na área empresarial e econômica por meio da possibilidade de constituirmos um espaço destinado a promoção da cultura e das atividades comerciais e empresariais dos dois países aqui no Maranhão”, destacou o cônsul de Portugal, José Wilson Carneiro.

O embaixador lusitano também destacou que a reunião marca o início do diálogo entre Portugal e Maranhão.  ‘É uma oportunidade muito útil porque podemos explorar projetos de cooperação futura. A partir desde momento nós passamos a caminhar para a concretização dessas possibilidades de criar o Centro de promoção cultural e econômico e de outras ações em benefício de ambas as partes”, destacou embaixador de Portugal, Jorge Dias Cabral.

Missão Portugal

Ainda durante a reunião, o governador aceitou o convite para realizar, no próximo ano, uma missão mista ao país lusitano.  “Já no mês de abril é nosso desejo fazer a primeira missão mista, que seja governamental e empresarial, à cidade de Lisboa e outras cidades portuguesas para que nós possamos apresentar também nossos projetos, os nossos programas e o nosso desejo de estreitar cada vez mais e permanentemente essa parceria com Portugal”, finalizou o governador.