A Secretaria de Saúde de Bacabeira e o Governo do Estado lançaram nesta segunda-feira (2) a Campanha Outubro Rosa – oferecendo serviços e exames de prevenção ao câncer de colo uterino e de mama. Os serviços de saúde serão ofertados para as mulheres até esta terça-feira (3), no Centro de Convenções de Bacabeira.

A campanha é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Mulher e as Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher de Bacabeira. Estão sendo oferecidos exames de mamografia para mulheres acima de 50 anos, preventivos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, Sifílis e Hepatite e serviços de cadastro para auxilio maternidade, aposentadoria, auxilio doença e brechó solidário.

O secretário de Saúde, Jefferson Calvet, disse que a campanha é importante para chamar a atenção das mulheres para a prevenção da doença.

O câncer tem cura, se for detectado no início. Além dos serviços ofertados na campanha, vamos fazer palestras durante todo este mês nos postos de saúde para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero e de mama — informou o secretário.

Serviços de saúde – Depois de passar pelos exames preventivos, as mulheres recebem o certificado para lembrar a data do último exame. A senhora Cícera Maria Rocha, 58 anos, fez o exame de mamografia.  — Todo ano eu faço o exame para ficar despreocupada — assegurou.

Um dos serviços mais procurados foi o exame preventivo de colo de útero. Franciane Veloso Barbosa foi uma das beneficiadas.

Gostei muito do atendimento e entendo que a mulher precisa ter a consciência de fazer seus exames regularmente para prevenir de doenças que matam — completou. Outro serviço bastante procurado no lançamento da campanha foi o bazar solidário, coordenado pela Semu de Bacabeira.

Leave A Reply