‘Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e Desenvolvimento Local Sustentável’. Este foi o tema do I Seminário de Meio Ambiente, que aconteceu nesta quarta-feira, 27. O evento foi promovido pela Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública.

O Seminário aconteceu no auditório da Escola Maria José Macau. Contou com a presença da prefeita da cidade, Irlahi Moraes (PMDB), do vice-prefeito, Douglas Sena, de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade (CNTP), associada aos povos e comunidades tradicionais, além de vereadores e secretários municipais.

Durante a abertura do Seminário, Irlahi Moraes, ressaltou o objetivo do evento. — É fundamental que todos entendam a importância da preservação do meio ambiente, para que as gerações futuras possam usufruir dos recursos e de tantas belezas. A ideia do seminário é conscientizar a população e ao mesmo tempo chamar atenção de órgãos responsáveis para a necessidade de criação de Unidade de Conservação em Rosário.

Irlahi Moraes destacou, ainda, que eventos como este são importantes para se debater a temática em foco, de forma local, trazendo para conhecimento público a realidade global. — É uma ótima oportunidade, inclusive, para se fazer um diagnóstico rápido e participativo, quando se coloca em pauta as principais ações e problemáticas da conservação ambiental.

A programação do Seminário de Meio Ambiente contou com apresentações e debates sobre temas específicos pela manhã, e no período da tarde foi elaborado o mapa participativo da gestão ambiental pública municipal.

Após o evento, representantes da ICMBio e do CNTP realizaram visita técnica em áreas propícias à Preservação e Conservação Ambiental.

Leave A Reply