Vereador do município de Rosário, Pedrosa Filho – Necó (PMDB)

Diário de Rosário

O vereador Pedrosa Filho – Necó (PMDB), segue seu trabalho e apresenta mais um importante Projeto de Lei, que visa atender jovens rosariense oportunizando no mercado de trabalho. A preocupação do nobre edil, Pedrosa é garantir que os rosarienses sejam inseridos no mercado de trabalho, logo após o ensino médio e cursos profissionalizantes.

O projeto de Lei apresentado à câmara de vereadores de Rosário vislumbra sensibilizar às empresas instaladas na jurisdição do município a dar oportunidades de emprego aos nossos jovens, visto que todos  os  estabelecimentos  de  qualquer  natureza,  são,  pela  lei,  obrigados  a  contratar  jovens.

Entretanto  a  falta  desta política é  bastante  elevada  no  município de Rosário, o  que  demanda politicas públicas que criem, divulguem estas oportunidades. A presente proposta tem como finalidade contribuir para a empregabilidade e inclusão social. Os arts. 428 e 429 da Consolidação das  Leis  do  Trabalho  –  CLT,  dispõem  sobre  a  contratação  de  jovens.

Prevê o citado dispositivo legal que os  estabelecimentos  de  qualquer  natureza  são  obrigados  a  empregar  e  matricular nos   cursos   dos   Serviços   Nacionais   de   Aprendizagem   (Industrial,   Comercial,   Rural,   do Transporte ou do Cooperativismo) número variável entre 5% e 15% dos trabalhadores de cada um de seus estabelecimentos,   cujas   funções   demandem   formação   profissional.   Tais dispositivos visam propiciar   formação   técnico-profissional   metódica,  compatível   com   o desenvolvimento  físico,  moral  e  psicológico  ao  jovem,  que  por  sua  vez,  se  obriga  a executar,  com  zelo  e  diligência,  as  tarefas  necessárias  a  essa  formação.  Excetuam-se desta regra  apenas  as  microempresas,  as  empresas  de  pequeno  porte  e  as  entidades  sem  fins  lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional.

Para que tenhamos condições de realizar  um  trabalho com maior  eficiência  no  município de Rosário,  temos  que  investir  em  planejamento, visa ampliar os espaços de divulgação das oportunidades de emprego e formação para a inserção do jovem com qualificação ao mercado de trabalho — destaca o vereador.

Programa Cuidando Bem de Nossa Cidade

A presente propositura tem como escopo fortalecer o Poder local envolvendo a população de nosso bairros, lideranças comunitárias, Poder Executivo, empresas, Universidades   e organizações não governamentais para que juntos possamos desenvolver ações de valorização dos bairros da nossa cidade criando um ambiente de integração com garantia de politicas publicas.

Ressalta-se por oportuno, que em nossa cidade, existem bairros que não são beneficiados com as políticas públicas em comento pelo Executivo Municipal, com a implantação do programa e a execução do cronograma será possível beneficiar toda comunidade rosariense e interagí-la com o poder publico, incentivando a preservação e educação ambiental.

Leave A Reply