Plenário da câmara do município de Morros/Foto: Carlos Wesley/Diário de Rosário

Diário de Rosário


O poder legislativo do município de Morros na região do munim, vem enfrentando nos primeiros oito meses da gestão uma crise politica, que afeta a estrutura organizacional, refletido de forma negativa na melhoria e no bem estar da população, que através do voto escolheram de forma legitima seus representantes na câmara de vereadores.

Na sessão ordinária realizada na ultima sexta-feira (1º), o ambiente que seria para apresentações de requerimentos, indicações, projetos de lei e autorização de projetos enviados pelo executivo, deu espaço a intensos bate-bocas e troca de acusações sobre a validade da permanência da presidente da câmara, Andréa Moraes (PCdoB), que ocupa o cargo da presidência por determinação de uma liminar da justiça.

Entenda o caso

A crise enfrentada pelo legislativo do município de Morros, deu inicio ainda nos primeiros dias da gestão do biênio 2017-2018, quando foi eleito como presidente o Irmão Agnaldo (PR), que constava na lista do Tribunal Regional Eleitora – TRE/MA, como candidato eleito; na mesma sessão fora eleita na chapa, a vereadora Andrea Moraes.

Dada a eleição para presidência da câmara, foi empossado em seguida pelo então Irmão Agnaldo, o atual prefeito do município de Morros, Sidrack Feitosa (PMDB). Respaldado como eleito, o vereador Irmão Agnaldo passou a atual e despachar como presidente legitimo do poder legislativo, até que uma nova atualização de recontagem de eleitos, desclassificou o presidente Irmão Aginaldo, como não eleito na lista do TRE. O presidente foi então afastado da função. Agnaldo ainda recorreu da decisão, mas até o momento sem exito.

Mediante a hierarquia assumiu como presidente da câmara a vereadora e então vice-presidente eleita na mesma chapa Andrea Moares. Deu inicio ao descontentamento. Para alguns vereadores (que representa a maioria) que apoiaram a chapa na eleição da câmara no inicio do ano, discordaram da ascensão da vereadora Andrea Moares ao cargo de presidente da casa legislativa.

Para eles (veereadores) seria necessário uma nova eleição, tendo em vista que o vereador Agnaldo não foi eleito.

Com a não aceitação e a insatisfação dos edis com a vereadora Andrea Moares, os vereadores realizaram uma sessão paralela para destituir a presidência da Câmara. A sessão na época foi realizada em um local fora das dependências da câmara, onde teria um novo presidente escolhidos pelos edis insatisfeito com a presidente Andrea Moraes.

A vereadora e presidente da câmara de Morros, Andrea do Moraes, exerce sua função até a presente data como presidente do legislativo, através de uma liminar expedida pela comarca do município.

Leave A Reply