1. Medidas de Prevenção contra terremotos

É bom lembrar que a sobrevivência não depende da sorte. É possível sobreviver a um terremoto e reduzir seus prejuízos, simplesmente por estar ciente dos riscos, tomando algumas precauções básicas.

1. Fixar os móveis na parede, imobilizando-os.

2. Colocar tranca nas portas do armário para que não abra e deixe cair as louças.

3. Colar filmes protetores nos vidros, para não estilhaçar.

4. Deixar preparado o kit de emergência com objetos essenciais como: Dinheiro, documentos, caderneta bancária, carimbo, lanterna, pilhas, água, luvas, velas, isqueiro, estojo de primeiros socorros, rádio, alimentos não perecíveis (enlatados, biscoitos, chocolates, lámem, etc) , abridor de latas, troca de roupas, leite em pó, mamadeira, fraldas, cobertor, etc.

5. Procurar se informar antecipadamente do local de refúgio, que geralmente são  escolas e kouminkan (Associação de Bairro).

Dicas de segurança em caso de terremoto:

1. Ficar calmo e proteger-se debaixo de uma mesa ou escrivaninha resistente. Abrir uma porta ou janela, para garantir sua saída. Não correr desenfreadamente para a rua, aguardar o final dos tremores do terremoto, calçar os sapatos e sair cautelosamente.

2. Sem precipitações, eliminar qualquer risco de incêndio, fechando todas as válvulas de gás e desligando os aparelhos a gás, aquecedores, todas as tomadas dos aparelhos elétrico e também a chave geral da rede elétrica. Em caso de incêndio, tentar apagar rapidamente com extintor ou água.

3. Evite passar por becos, ruas com muros, rochedos ou margens de rio e mar. Há o perigo dos blocos dos muros se partirem com o tremor, podendo ceder, e causar desmoronamento.

4. Busque refúgio a pé, com apenas objetos de uso pessoal mais necessários.

Não saia de carro, para evitar engarrafamento; que retardam a chegada de viaturas de emergência. Quem mora perto da praia deve buscar refúgio em terreno elevado, pois pode ocorrer marremoto.

5. Não dê ouvido a boatos e procure sempre as informações corretas de rádio ou TV. Evite ligações desnecessárias e sem emergência, especialmente evite ficar ligando para o corpo de bombeiro para obter informações.

6. Procurem se ajudar mutualmente nos primeiros socorro, em casos de ferimentos leves. Para ter noção de primeiros socorros, participem dos cursos promovidos pelo corpo de bombeiros.

7. Se tiver dirigindo, estacione imediatamente em local desimpedido, na margem esquerda da rua desligue o motor. Busque refúgio à pé, deixando a chave no carro.

Leave A Reply