x

Policiais rodoviários federais estiveram reunidos com representantes de três comunidades da zona rural do município de Santa Rita-MA localizadas ao longo da BR 135, entre o km 72 (Fé em Deus) e o km 79 (Cariongo). A reunião aconteceu em uma escola localizada no povoado Pedreiras, no km 77, atendendo convite da direção da associação de moradores do Cariongo.

Os moradores chamaram a atenção da PRF e do DNIT para esse trecho de menos de dez quilômetros onde vem acontecendo acidentes acima da média. As principais ocorrências envolvem animal na pista e vez por outra resulta e óbito. Durante a reunião um representante da comunidade Fé em Deus enfatizou que ali é o local que apresenta o maior registro de ocorrência de acidentes, em razão do grande fluxo de veículos, principalmente motocicletas, entre a cidade de Santa Rita e a Curva do Pepê.

A ideia é realizar uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a questão dos acidentes e fazer valer uma lei municipal que trata da apreensão e guarda de animais. A PRF informou que tem um convênio assinado com a AGED/MA, que reza que cabe a PRF o recolhimento dos animais soltos nas rodovias federais no estado, e à AGED a guarda e destino desses animais.

No entanto, esta ainda não apresentou à PRF os locais aptos a receber os animais recolhidos. O município de Miranda do Norte procurou a PRF recentemente querendo conveniar para resolver a questão dos animais soltos. O recolhimento deverá ter início no primeiro bimestre do ano de 2017.

No meio da reunião um dos representantes da PRF ligou para a direção do DNIT, que se comprometeu enviar um técnico para avaliar a melhor aplicação da sinalização no km 72, na Vila Fé em Deus. O objetivo é reduzir a velocidade no local. A PRF vem atuando na área com o radar móvel.

Ao final ficou decidido que a PRF atuaria junto a Câmara Municipal e à Prefeitura de Santa Rita no sentido de fazer valer a lei que inflige a responsabilidade do município na guarda e destino dos animais recolhidos. Em 2015 a PRF e o DNIT participaram de uma reunião na comunidade Cariongo, que contou com a participação do Procurador Federal, Dr Galtieno. (Fonte PRF)

Leave A Reply