arte_caca

Para muita gente, a magia do Natal só acontece quando a casa está devidamente decorada. Árvore, luzes e arranjos natalinos embelezam os ambientes, despertam emoções e transformam os momentos de confraternização em lembranças inesquecíveis. Para o bancário, Caio Gonçalves, cada detalhe da decoração é carregado de nostalgia. “Eu adoro o Natal porque me lembra a infância. Minha mãe e minha avó sempre decoraram a casa toda com coisas simples e a cada ano um novo enfeite se juntava aos antigos. Para mim, o Natal é isso, resgatar o espírito de criança”, relembra Caio.

A decoração natalina proporcionou tantos sentimentos bons que mesmo morando só ele não abriu mão dos enfeites. A cada ano os bibelôs ganham um lugar especial para abrilhantar os espaços.

“Desde sempre eu gostei dos desenhos da Disney e quando fui para os Estados Unidos trouxe alguns enfeites para o pinheiro, mas depois de me mudar para o apartamento não pude montar uma árvore que suportasse o peso deles e por isso os coloquei próximo à TV, assim mantenho vivo o espírito do natal”, conta Gonçalves.

a

Toda esse clima natalino se torna ainda mais mágico quando a decoração custa pouco e pode ser reutilizada. O promotor de eventos Valmir Alves diz que esse detalhe é fundamental. “Hoje podemos encontrar uma infinidade de enfeites em grandes lojas de departamento ou até mesmo em lojas populares – dessas de R$ 1,99 – basta garimpar. Objetos com preços acessíveis e que podem ser utilizados em outras ocasiões são a grande sacada deste natal.” diz o produtor de eventos.

De acordo com Valmir a reutilização de objetos agrega valor emocional à decoração natalina. “Tem enfeites que resgatam a história da família, coisas que já foram da avó, de uma tia, por exemplo. Uma das minhas clientes guardou bolas de vidro que ela ganhou nos anos 70 e a cada Natal essas bolas fazem parte da decoração. Estão carregadas de histórias e emoções”, relata Alves.

Pensando na importância que a decoração de natal tem na vida das pessoas o promotor de eventos elaborou um arranjo para enfeitar a mesa da ceia utilizando materiais baratos e que podem fazer parte de decorações futuras. “Decidi fazer um arranjo com as cores tradicionais do natal, por isso usei o festão – material do galho artificial – como uma base verde e fui encaixando os elementos neles”, explica Valmir.

dsc_0988

Montando o arranjo

O profissional usou uma fruteira, um galho artificial de uma árvore de natal, flores de plástico, bolas, velas e alguns enfeites usados em natais anteriores.

A disposição dos objetos fica a critério de cada um, deste modo todos os anos a decoração da mesa será diferente. “Com essa crise dá para reaproveitar bastante coisa, a gente dá uma repaginada e os matériais ganham uma cara nova. Para uma maior durabilidade dos enfeites o ideal é armazena-los em caixas, pode ser as de sapato mesmo, cobertos com papel de seda. Assim você sempre terá à mão belos enfeites de natal”, orienta Valmir.

Leave A Reply