A explosão em um mercado especializado em fogos de artifício na comunidade de Tulpetec, no subúrbio da Cidade do México, matou 31 pessoas e deixou 72 feridos e 32 desaparecidos na terça-feira, informaram as autoridades.
A explosão ocorreu às 14H50 local (18H50 Brasília) no mercado de fogos conhecido como San Pablito, repleto de pessoas devido às festas de final de ano.
“Vinte e seis pessoas morreram no local e cinco em hospitais”, afirmou Alejandro Gómez, procurador do estado do México, onde fica Tulpetec.
Técnicos forenses estaduais e federais trabalham na análise dos corpos, porque “praticamente a maioria não há possibilidade de identificar”, disse o governador do estado do México, Eruviel Avila.
As autoridades mencionaram ao menos 32 desaparecidos e pretendem realizar exames em parentes para determinar se estas pessoas estão entre os falecidos.
As autoridades anunciaram um balanço de 72 feridos e 21 deles receberam alta na terça-feira. Vários se encontram em estado delicado, incluindo três menores de idade que serão levados para um hospital de Galveston, Estados Unidos, para receber atendimento em um hospital especializado em queimaduras.
A Procuradoria Geral informou que iniciou uma investigação para determinar as causas do acidente, que provocou “seis explosões de pirotecnia”.
Três horas após a explosão, o incêndio foi extinto e centenas de socorristas e bombeiros passaram a procurar vítimas entre os escombros das centenas de barracas que integravam o mercado.