x

O tucano Silvio de Sousa Pinheiro, que já foi secretário municipal na gestão de ACM Neto em Salvador, assume o cargo no órgão

O político e advogado maranhense Gastão Vieria (PROS) foi exonerado hoje, 21, do cargo de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.

A portaria foi expedida pelo Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, onde também foi nomeado para o cargo Silvio de Sousa Pinheiro (PSDB). Entre outras atribuições, o FNDE é responsável pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e é de onde provém recursos para os vários níveis de educação no país.

Ainda na manhã de ontem, 20, o FNDE librou R$ 241 milhões do Plano de Ações Articuladas (PAR) para 1219 municípios em 15 estados do Brasil. O novo gestor do FNDE já trabalhou no secretariado de ACM Neto (DEM-BA), quando este foi prefeito de Salvador.

Gastão Vieria, que estava no cargo desde abril deste ano, tendo sido nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff, já foi ministro do Turismo, e segundo informações vinha sofrendo pressões desde a mudança do Planalto.

Em discurso, registrado em vídeo e divulgado na internet, Gastão Vieira acusa os senadores maranhenses Edison Lobão (PMDB), João Alberto (PMDB) e Roberto Rocha (PSB) de pressionarem o presidente Michel Temer (PMDB) para que o tirasse do cargo.

Segundo o gabinete do FNDE, uma nota com as mudanças será publicada no site da instituição ainda esta manhã.

Leave A Reply