x

Ao menos 12 pessoas morreram e 50 ficaram feridas em um atentado na noite desta segunda-feira (19), em Berlim, na Alemanha. Segundo a polícia, um caminhão em alta velocidade invadiu, por volta das 20h (horário local), o mercado de Natal no bairro de Charlottenburg, atingindo vários visitantes.

Um dos autores do atentado, que estava no caminhão, fugiu do local. Uma hora e meia depois, a polícia informou que um suspeito de ser o motorista foi preso nas imediações do Tiergarten, a alguns quilômetros do local do ataque. Um porta-voz da polícia de Berlim informou que o passageiro provavelmente morreu no próprio acidente. Mais cedo, as informações eram de que ele havia sido morto a tiros.

O ataque aconteceu na Breitscheidplatz, região que fica ao oeste de Berlim, próximo à Igreja da Memória, ponto turístico da cidade. Os mercados de Natal são eventos tradicionais que acontecem durante do fim de ano por toda a Alemanha e recebem um alto número de visitantes, incluindo turistas.

O local foi interditado pela polícia logo após o ataque. Ainda de acordo com o “Berliner Zeitung”, algumas pessoas tiveram de ser reanimadas pelos primeiros-socorros. As autoridades pediram, pelo Twitter, que os moradores de Berlim não saiam às ruas e que motoristas desbloqueiem as vias que levam à Breitscheidplatz.

“Não há atualmente indícios de outras situações perigosas” no centro de Berlim oeste, tuitou a Polícia.

O prefeito de Berlim, Michael Müller, chegou ao local logo após o incidente. “Espero que não seja confirmado o que todos nós tememos nas últimas semanas, de que Berlim seria alvo de ataques terroristas. Por ora, meus pensamentos estão com as famílias das vítimas”, afirmou o prefeito.

Segundo a polícia, o veículo pertence a uma transportadora polonesa. O caminhão teria deixado a Polônia na tarde de domingo em direção a Berlim. A companhia informou que perdeu o contato com o motorista do caminhão às 16h (horário local).

Luto

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar “em luto” pelos mortos.

“Estamos em luto e esperamos que os muitos feridos recebam a ajuda necessária”, disse o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, em sua conta no Twitter, em alusão às “terríveis notícias” vindas de Berlim.

Leave A Reply