x

O avião que transportava o time da Chapecoense a Medellín caiu na noite de segunda-feira por “falhas elétricas”, no noroeste da Colômbia, onde o time catarinense disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana.

Cinco pessoas foram resgatadas e 25 corpos identificados após acidente de avião na Colômbia, disse o prefeito de Medellín. Ao todo, 81 pessoas estavam a bordo, com 72 passageiros e nove tripulantes.

Veja lista de quem foi resgatado

Danilo (goleiro da Chapecoense), Jackson Follmann (goleiro da Chapecoense), Alan Rushel (Lateral da Chapecoense), Ximena Suárez (Tripulante), Um membro ainda não identificado da comissão técnica.

Seis dos 81 passageiros do avião que transportava a delegação da Chapecoense à primeira partida da final da Copa Sul-Americana sobreviveram ao acidente ocorrido na noite de segunda-feira, perto de Medellín, no noroeste da Colômbia, por causa de “falhas elétricas”, informaram fontes oficiais.

“A polícia nacional chegou ao local (do acidente) e está mobilizando toda a ajuda possível, sendo que há seis sobreviventes”, informou o aeroporto José María Córdova de Rionegro, da cidade de Medellín, em um comunicado.

Jogo cancelado

O jogo contra o Atlético Nacional foi cancelado pela Confederação Sul-Americana. Um jogador de 25 anos sobreviveu ao acidente, afirmou o prefeito do município de La Ceja, Elkin Ospina, que no entanto não divulgou a identidade do atleta.

“Confirmado, a aeronave com matrícula CP2933 transportava a equipe @ChapecoenseReal”, explicou o aeroporto José María Córdova de Rionegro, que serve a cidade de Medellín, no Twitter.

“A polícia nacional chegou ao local (do acidente) e está mobilizando toda a ajuda possível”, postou o aeroporto poucos minutos depois, explicando que o acidente ocorreu devido a uma “falha elétrica”

De acordo como a mesma fonte, o avião transportava nove tripulantes e 72 passageiros, entre eles os jogadores do clube brasileiro. “A informação que temos é de que a aeronave foi reportada como desaparecida às 21h30 (23h30 de Brasília) e o acidente foi registrado a cerca de 22h34 (23h34)”, informou à AFP um porta-voz da Aviação Civil.

O avião da empresa Lamia saiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, fez uma escala em Santa Cruz de la Sierra, na Bolíviar e o acidente ocorreu na localidade Cerro Gordo, município de La Unión, na região de Antióquia, explicou a Direção dos Bombeiros da Colômbia em uma mensagem postada nas redes sociais.

O acesso ao local, a 50 quilômetros de Medellín, só pode ser feito por terra devido “às condições climáticas”, acrescentou o aeroporto.

A diretoria da Chapecoense divulgou um comunicado sobre o acidente.

“Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação”.

A Aviação Civil da Colômbia explicou em um comunicado ter instalado um posto de comando unificado no aeroporto José María Córdova para cuidar da situação.

Conmebol suspende atividades

A prefeitura de Medellín ativou sua rede hospitalar e mandou funcionários do Departamento Administrativo de Gestão de Risco de Desastres ao local”, anunciou no Twitter o prefeito Federico Gutiérrez.

A Chapecoense viajava à Colômbia para enfrentar na quarta-feira o Atlético Nacional, atual campeão da Copa Libertadores da América, na partida de ida da final da Copa Sul-Americana, no estádio Atanasio Girardot.

Mas a Conmebol suspendeu oficialmente a final da Copa Sul-Americana após o acidente com o avião que transportava a equipe da Chapecoense.

“Todas as atividades da Confederação (Sul-Americana de Futebol) estão suspensas até novo aviso”, afirma um comunicado.

Uma fonte da Conmebol explicou à AFP que isto significa a suspensão da “partida de ida da final da Sul-Americana entre Atlético Nacional da Colômbia e Chapecoense e o congresso da entidade que aconteceria na quarta-feira em Montevidéu”.

O adversário do time catarinense manifestou sua solidariedade nas redes sociais. “Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informações das autoridades”, publicou o clube no Twitter.

O clube

Clube fundado em 1973, a Chape fez história ao se classificar para a decisão da Sul-Americana logo na sua segunda participação a uma competição internacional.

O ‘Verdão do Oeste’, que disputa a Série A do Brasileirão desde 2013, eliminou gigantes do futebol argentino, como o Independiente, recordista de títulos na Libertadores (7), nas oitavas de final, e o San Lorenzo, campeão continental em 2014, nas semifinais.

Tragédias aéreas já marcaram a história do futebol, com acidentes como o de Superga, que dizimou a equipe do Torino, em 1949, e a quedado avião do Manchester United perto de Munique, em 1958.

Veja a lista de passageiros que estava no avião da Chapecoense

A Chapecoense liberou a lista das pessoas que estão no voo caiu perto de Medellín, na Colômbia. Entre as pessoas que estavam no voo também há jornalistas e comentaristas. Os mais famosos são Victorino Chermont e Mario Sergio, da Fox Sports. Veja a lista abaixo.

Os atletas convocados
1. Danilo
2. Gimenez
3. Bruno Rangel
4. Marcelo
5. Lucas Gomes
6. Sergio Manoel
7. Felipe Machado
8. Matheus Biteco
9. Cleber Santana
10. Alan Ruschel
11. William Thiego
12. Tiaguinho
13. Neto
14. Josimar
15. Dener
16. Gil
17. Ananias
18. Kempes
19. Follmann
20. Arthur Maia
21. Mateus Caramelo
22. Aílton Canela
Demais convocados e comissão técnica
22. Caio Júnior (Técnico)
23. Duca
24. Pipe Grohs
25. Anderson Paixão
26. Anderson Martins
27. Dr. Marcio
28. Gobbato
29. Cocada
30. Serginho
31. Serginho
32. Adriano
33. Cleberson Silva
34. Maurinho
35. Cadu
36. Chinho di Domenico
37. Sandro Pallaoro
38. Cezinha
39. Giba
Diretoria
40. Plínio D. de Nes Filho
41. Nilson Folle Júnior
42. Decio Burtet Filho
43. Edir de Marco
44. Ricardo Porto
45. Mauro dal Bello
46. Jandir Bordignon
47. Dávi Barela Dávi
Convidados
48. Delfim Peixoto Filho
49. Luciano Buligon
50. Gelson Meisão
Imprensa
51. Victorino Chermont (Fox Sports)
52. Rodrigo Gonçalves
53. Devair Paschoalon
54. Lilacio Júnior
55. Paulo Clement
56. Mario Sergio P Paiva (Fox Sports e ex-jogador)
57. Guilher Marques
58. Ari Júnior
59. Guilherme Laars
60. Giovane Klein
61. Bruno Silva
62. Djalma Neto
63. Adré Podiacki
64. Laion Espindula
65. Rafael Henzel
66. Renan Agnolin
67. Fernando Schardong
68. Edson Ebeliny
69. Gelson Galiotto
70. Douglas Dorneles
71. Jacir Biavatti
Mais uma pessoa não foi informada

Leave A Reply