x

Centrais Sindicais promovem arrastam pelas ruas do Centro Histórico de São Luis/Ma, na tarde desta sexta-feira (11), para protestar contra a aprovação da PEC-241, agora PEC-55 no Senado Federal.

Sindicatos e Federações no Estado do Maranhão de todas as categorias, filiados à todas as Centrais Sindicais no Estado, são contra a aprovação dessa PEC-55 no Senado. O movimento sindical no Maranhão, entende ser essa PEC-241/55, uma medida nefasta, pois irá reduzir investimentos em saúde, educação, segurança e programas sociais importantes para a população pobre do País.

A PEC – 241/55 nada mais é que um arrocho sobre as aposentadorias e pensões, sobre os salários dos servidores públicos e sobre os que dependem de serviços públicos ou de programas sociais do governo federal.

Os efeitos mais perversos da vigência da PEC serão sentidos a partir do terceiro ano de vigência, porque nos dois primeiros, como foi mantida a regra anterior para os gastos com saúde e educação e os servidores federais, em sua maioria, terão reajuste até janeiro de 2019, e cujos impactos não serão afetados pelo limite de gastos, o governo, ainda que fazendo uso de repressão, conseguirá administrar a situação e segurar as pressões nos próximos dois anos.

A imensa maioria dos protestos pelo país foi pacífica, sem confrontos com a Polícia Militar. Além de São Luís, foram registrados atos nos seguintes Estados: Minas Gerais, Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Leave A Reply