x

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”, que este ano chega à sua 5ª edição, apresentou na última quinta-feira (27) os selecionados vindos de várias regiões.  E pela segunda vez a cidade de Rosário teve destaque no evento nacional, onde a estudante  Luana Karolyne Silva, neta do finado professor Crispim. Ela foi acompanhada pelo seu professor  Aercio Flávio.

A escola C.E Luíza de Sousa Gomes foi a única selecionada da região. A produção da aluna ficou entre as 120 melhores do Brasil na categoria artigo de opinião.

Ao lado do professor, Luana participou da cerimônia de premiação regional realizada em São Paulo, com a presença de outros 125 estudantes semifinalistas de todo o país. Apenas 35 deles foram premiados.

A olimpíada objetiva aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. O gênero foi trabalhado por alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública. Outros gêneros como Memórias Literárias (7º e 8º anos) e Crônicas (9º Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) foram trabalhados por candidatos de todo o Brasil.

Esses encontros têm duração de três dias e, neles, são realizadas oficinas de formação, palestras, passeios culturais e diversas outras atividades com o objetivo ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de apresentar, aos professores, propostas destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.

Participam presencialmente os 500 alunos semifinalistas e seus professores, 125 em cada gênero, que viajam para uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar os eventos.

Leave A Reply