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Apesar da cultura do Black Friday ainda ser recente no país, os índices não escondem o alto potencial que o evento traz ao mercado. Um estudo realizado pelo Google apontou que, enquanto em 2012 o percentual de consumidores brasileiros que fizeram compras online nesse dia era de 22%, em 2015 o patamar subiu para 64%.

A pesquisa ainda revelou que em todo o território nacional, os consumidores online já somam quase 40 milhões. Desse número, cerca de três quartos já participaram de alguma edição da Black Friday.

No ano passado, o gasto médio de cada consumidor foi de R$ 1.098 – o dobro do valor gasto em outras datas sazonais importantes. Nesse montante, cerca de 23% dos compradores gastou em média pouco mais de R$ 3 mil, enquanto 54% gastou em média mais de R$ 680. Já 23% gastaram menos de R$ 117.

Ainda em 2015, vale destacar que a maior intenção de compra nas pesquisas pré-evento foi dedicada ao setor de moda, com cerca de 15% nas buscas do Google. Na semana que antecedeu a Black Friday, o número de pesquisas com a palavra-chave em destaque chegou a dobrar.

O cartão de crédito vence disparado como a forma de pagamento mais utilizada, seguido do dinheiro, boleto bancário, cartão de débito e sistemas de pagamento online, como o PayPal. Antes de fazer uma compra, os quesitos mais decisivos são o preço (42%), seguido de possibilidades de parcelamento (21%) e custo do frete.

De olho nas oportunidades

Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, e as expectativas mundiais são bastante positivas. Segundo a empresa especializada em serviços e-commerce E-bit, as vendas online devem subir cerca de 30%. Enquanto em 2015 as vendas durante o evento atingiram R$ 1,6 bilhão em apenas um dia, a estimativa para 2016 é de R$ 2,1 bilhão de faturamento.

A pesquisa apontou que 84% dos consumidores online afirmam que aguardam a Black Friday para realizar compras. Um ponto que chama a atenção no estudo é que boa parte dos compradores pretendem antecipar o consumo destinado ao Natal ? outra data sazonal extremamente forte no mercado.

Diante desses fatos, fica comprovado que lojistas devem aproveitar os descontos oferecidos no evento de duas maneiras: A primeira delas é criando um planejamento detalhado de adesão à Black Friday. Afinal de contas, o alto índice de consumo nessa data pode apresentar um aquecimento interessante nas vendas, além de ser uma possibilidade de gerar fidelização de clientes. Contudo, para que não ocorram prejuízos, deve-se realizar um estudo amplo dos valores dos descontos e também das formas de pagamento.

Já a segunda maneira de desfrutar dos descontos da Black Friday é investindo em produtos importantes para o comércio. E quando falamos no setor de moda, sem dúvida os manequins entram na lista. Eles são um dos grandes responsáveis por chamar os clientes à loja e podem ressaltar características importantes de uma peça de roupa.

Nesta época do ano é importante investir em vitrines diferenciadas. A começar pelos manequins, que são importantes impulsionadores das vendas de roupas . Para isso, existem lojas especializadas como a Manequins e Cia , que atende todo o Brasil e em breve países do MERCOSUL, e conta com diversos modelos, cores e formatos de manequins para deixar as vitrines ainda mais interessantes aos clientes. (Agencia Estado)

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