x

O senador Aécio Neves fez um balanço na tarde desta segunda-feira (3) do desempenho do PSDB nessas eleições municipais. Para ele, “derrota do PT é tão expressiva quanto a vitória do PSDB”.  Ele também avaliou que a participação da legenda cresceu em todo o país e que o Brasil vive uma “onda azul”. O senador tucano ainda comentou a queda do PT nas prefeituras e Câmaras Municipais de todo o país e disse que este pleito fortalece o seu partido para disputar a Presidência da República em 2018.

“Essa foi a mais consagradora eleição que o PSDB teve desde 2004, quando já não estávamos no governo federal. Uma onda azul correu o país. O PSDB teve um crescimento de mais de 15% no número de prefeituras que venceu e, aqui, faço um parênteses para ressaltar que houve uma pulverização dos partidos, cresceu o número de partidos que disputaram”, afirmou. Ele disse ainda que “a derrota do PT é tão expressiva quanto a vitória do PSDB”.

O senador apresentou números das prefeituras que o PSDB conquistou no primeiro turno. Segundo ele, sem computar os 19 municípios que terão segundo turno, a legenda saltou de 686 prefeitos para 791, enquanto o PT teve uma queda de 630 para 236. Ainda de acordo com Aécio Neves, o PSDB poderá participar de 18 das 26 capitais com candidatos próprios, vices ou coligações ao fim do segundo turno.

“Passaremos a administrar uma população em torno de 37 milhões de brasileiros. O PT, 6 milhões. Esses números por si só ilustram não apenas o resultado isolado de uma eleição, mas a consequência do que aconteceu no Brasil ao longo desses últimos anos”. Segundo Aécio há um consenso entre as lideranças da legenda que a trajetória do PSDB a partir de 2014, quando o partido alcançou 51 milhões de votos para a Presidência da República, foi compreendido a liderança do partido.

“Tudo isso sinaliza para um PSDB mais fortalecido, em busca daquele que sempre foi o nosso projeto e jamais abdicamos dele: apresentar candidatura para, a partir da via eleitoral, do voto da população podermos governar o Brasil e implementar uma agenda de desenvolvimento de eficiência administrativa”, disse. O senador analisou ainda que os resultados dessas eleições aumentam as chances de o partido chegar à Presidência da República em 2018. Questionado se o seu nome continua colocado, já que o nome de Geraldo Alckmin se fortaleceu internamente com a vitória em primeiro turno em São Paulo de João Doria, ele disse que sim. Aécio defendeu que sejam realizadas prévias, se não houver um consenso e defendeu que o nome que estiver mais bem colocado daqui a dois anos seja o escolhido.

O presidente nacional do PSDB disse ainda que “O PSDB sai fortalecido. Sabemos que não há ligação direta entre o que acontece hoje e o que acontecerá em 2018, mas se há um sinal pode captar dessa eleição é que o PSDB cresceu de forma vigorosa em todas as regiões”. Para ele, “a vitória do PSDB, a derrocada do PT, dizimado em inúmeras regiões” há conexão entre sociedade e a população.

Governo Temer

O senador disse ainda que o PSDB é essencial para a agenda de reformas do presidente Michel Temer (PMDB). Questionado se o partido irá apoiar, inclusive, as medidas impopulares, disse que “não há nada mais impopular que desemprego de 12 milhões de brasileiros”. “As medidas necessárias (irá apoiar). Não há nada mais impopular que um desemprego de 12 milhões, do que 60 milhões de brasileiros endividados. Esse é o legado do PT”, criticou. Segundo ele, a resposta  da população veio nas urnas. (Por Tamara Teixeira)

Leave A Reply