image

O primeiro bebê do mundo que incorpora o DNA de três pais nasceu há cinco meses no México, segundo divulgou nesta terça-feira (27) a revista especializada “New Scientist”.

Abrahim Hassan tem o DNA da mãe e de seu pai e um pequeno código genético de um doador que contribuiu para a fertilização, usando uma técnica de fertilização foi realizada por cientistas norte-americanos.

De acordo com a publicação, a nova técnica de fertilidade permite que os pais com mutações genéticas raras possam ter bebês saudáveis.

A mãe de Abrahim, Ibtisam Shaban, transporta genes para a síndrome de Leigh, uma doença rara de origem metabólica e que afeta todo o sistema nervoso em desenvolvimento. A revista especializada diz que genes para a doença residem no DNA das mitocôndrias, usinas de energia das células que são transmitidas pelo lado materno e carregam 37 genes. Cerca de um quarto das mitocôndrias de Shaban tem a mutação causadora da doença.

Por causa da síndrome, Shaban já havia perdido seus dois primeiros filhos. Com a nova técnica de fertilização, o pequeno Abrahim Hassan está livre de ter a condição genética de sua mãe.

O procedimento médico foi realizado no México, onde não há leis que proíbam essa técnica. O método, aprovado no Reino Unido, é chamado de transferência pronuclear e envolve fertilização do óvulo da mãe e de um óvulo doador com o esperma do pai. Antes de os ovos fertilizados iniciarem a divisão em embriões em estágio inicial, cada núcleo é removido. O núcleo do óvulo fertilizado do doador é descartado e substituído pelo óvulo fecundado da mãe.

Leave A Reply