x

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte confirmou na tarde deste domingo (18) que duas pessoas estão internadas com suspeita de Febre Maculosa no hospital Eduardo de Menezes – referência no atendimento de doenças infecciosas. Os pacientes são dois homens de 35 e 84 anos e a prefeitura não tem informações de que eles frequentaram a região da Pampulha antes do aparecimento dos sintomas.

Conforme o protocolo, material deve ser colhido dos dois pacientes para que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) realize exames para confirmar ou descartar a doença. O quadro dos dois pacientes é estável e eles seguem sendo medicados, sem risco de morte.

Entenda

No último dia 4, o garoto Thales Martins Cruz, 10, morreu em Belo Horizonte vítima da febre maculosa, conforme confirmaram exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Thales tinha ido ao Parque Ecológico da Pampulha dias antes. A secretaria de Saúde informou que, em quatro anos, foram confirmados na capital apenas quatro casos da doença.

Protocolo

Atendimento. Na capital, caso haja suspeita da febre maculosa, os pacientes são encaminhados para um hospital especializado e já são medicados antes mesmo da confirmação da doença por exame. (Aline Diniz)