x

Os trechos fiscalizados estão nas BRs-135, 222, 230, 010, 226 e 316. Os equipamentos estão instalados ao longo das rodovias em trechos nos municípios de Bacabal, Timon, Balsas, Açailândia, Porto Franco, Buriticupu, Riachão, Imperatriz, Peritoró, Pastos Bons, entre outros.

Os radares e barreiras eletrônicas foram instalados e são operados por empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que solicita ao Inmeq a verificação metrológica anual.

A verificação tem caráter obrigatório e deve ser feita anualmente, visando atender ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria 115/1998 do Inmetro.

“Compete ao Inmeq constatar as condições de uso do instrumento, verificando a exatidão das medições dos radares e barreiras”, explica o presidente do órgão, Carvalho Júnior.

A instalação dos equipamentos visa fazer com que o motorista reduza a velocidade nas estadas do Maranhão onde possuem povoados e cidades, e por consequência, reduzir o número de acidentes. Após a verificação metrológica, o equipamento recebe selo, lacre e o laudo do órgão delegado do Inmetro comprovando que as marcações de velocidade estão corretas. As velocidades, dependendo do trecho, pode variar de 50 a 60 km/h e quem ultrapassar, poderá ser multado.

Leave A Reply