image

Ricardo Costa, de 34 anos, correu atrás da medalha de ouro e conseguiu ir mais longe que o recordista norte-americano Lex Gillette. Na sua última tentativa, fez a marca de 6,52m e superou o concorrente que registrou 6,44m, no fim da manhã desta quinta-feira na prova de salto em distância.

Antes disso, o brasileiro havia queimado seu primeiro salto. Mas depois, atingiu a marca de 6,41m na segunda rodada e liderou a disputa até a quinta e penúltima série, quando Gillette fez a maior marca.

Na sequência, Costa voltou a saltar bem, e garantiu a prata, com um centímetro abaixo do necessário para superar o americano (6,43m). No último salto, porém, ele voou, levantando o público e garantindo seu ouro.

No Twitter, o perfil oficial do Governo Federal nos Jogos Paralímpicos compartilhou o vídeo do salto que proporcionou a vitória ao brasileiro.

Acometido pela doença de Stargardt, Oliveira é totalmente cego e participou da prova sob a categoria T11. Iniciou no esporte com as corridas de rua e depois seguiu para as pistas de atletismo. Sua primeira competição internacional foi no ano passado, no Mundial de Doha, no Catar. Este é o primeiro pódio de sua carreira, embora já tenha registrado a segunda melhor marca do mundo.

Ricardo Costa é irmão de Silvânia Costa, recordista mundial do salto em distância feminino e favorita para a disputa no T11 dos Jogos Paralímpicos do Rio.

Com agências

Leave A Reply