Uma colisão durante a manhã desta sexta-feira (09) envolvendo um veiculo operacional da Companhia Energética do Maranhão – MA, que é administrada pela empresa Equatorial e uma motocicleta deixou duas pessoas feridas, na avenida Vitorino Freira, centro comercial de Rosário.

O acidente aconteceu em frente a sede da agencia da Cemar, onde serve também de entrada e saída, para caminhões e veículos leves, que prestam serviço a empresa. De acordo com as informações de populares, um veiculo pequeno com carroceria estava saindo da garagem para entrar na avenida, quando foi surpreendido pela motocicleta já na área de rolamento da avenida.

Também populares apontaram a causa do acidente, a distração do condutor do veiculo da empresa, que estava falando ao celular, enquanto fazia a manobra de saída, fato esse não confirmado até o momento. Já o cenário do acidente mostra ponto desfavorável ao condutor da motocicleta, que chegou a colidir no veiculo da Cemar, no sentido oposto da via que seguia.

A colisão em parte frontal pode ter suas causas, após uma manobra seguida de uma ultrapassagem, decrescente ao veiculo, ocasionando o impacto. Constatando a realidade da característica do acidente, Agentes de Transito, ligados ao Departamento Municipal de Transito e Transporte – DMTT, ensaiaram multar a motocicleta que teria provocado o acidente.

Uma das vítimas, que esta gestante, foi socorrida pela ambulância que foi acionada ao local e encaminhada para os primeiros procedimentos no hospital Sesp. O socorro da segunda vítima foi feito por Guardas Municipais, que estavam na proximidade do acidente.

Muito se falou da responsabilidade de regaste de acidentados de transito no território rosariense. Para realização de regaste de acidente com fratura ou não, e procedimentos de segurança, se faz necessário a implantação de uma equipe especializada do SAMU -Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; esse serviço mais próximo está disponível apenas na capital maranhense e no município de São José de Ribamar, que faz parte da região metropolitana.

Rosário apesar de ter em seu curriculum o titulo de Região Metropolitana não dispõe dos benefícios oferecidos pelo programa de Atendimento Móvel 24h.

O corpo de Bombeiro é outras instituição apta a executar o serviço em qualquer território nacional, mas na região, existe apenas bases de apoio nos municípios de Barreirinhas e Itapecuru-Mirim, que tratam tanto de vitimas de acidente de transito, como incêndio, afogamento e atividades corriqueiras.

Outro ponto de apoio estar colocado a bel-prazer do governador Flávio Dino e do Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, parada dia e noite, sol e chuva, no povoado Periz de Baixo em Bacabeira, onde poderia estar situada em um ponto estratégico para atendimento em uma Regional como Rosário.

Leave A Reply