7053f4fd85fe9e04aa14ae81d6d1c32e_XL

O ministro da Educação, Mendonça Filho, fez a abertura oficial do FNDE Soluções Locais nesta segunda-feira, 5, em Natal-RN. Durante o evento, que leva atendimento especializado a gestores estaduais e municipais de educação, o ministro anunciou repasse de R$ 139 milhões em obras na área da educação, beneficiando mais de oitocentos entes federativos em todo o país. “Para Natal, além da educação básica, contemplamos também a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que receberá o aporte de R$ 3,5 milhões para a maternidade, que servirá tanto para infraestrutura hospitalar, quanto para contribuir na formação dos profissionais de saúde que estudam na universidade”, acrescentou Mendonça Filho.

Em Natal, a previsão é que cerca de 150 gestores educacionais sejam atendidos pelos técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nos dois dias do evento. Os atendimentos seguirão nesta terça-feira, dia 6, das 8h às 18h, na Escola de Governo (Centro Administrativo do Estado).

Os principais objetivos do encontro são capacitar os gestores e resolver possíveis pendências quanto à execução dos diversos programas do FNDE na região. Além do atendimento individualizado, haverá palestras sobre obras, Plano de Ações Articuladas (PAR) e prestação de contas, com orientações sobre a correta utilização do sistema SiGPC/Contas Online, por meio do qual municípios e estados prestam contas da aplicação dos recursos recebidos pelo governo federal para investimentos na área de educação.

Também presente ao evento, o presidente do FNDE, Gastão Vieira, comentou a atenção que o ministro tem dado ao FNDE Soluções Locais. Ele lembrou que Mendonça Filho faz questão de estar presente em todas as edições, endossando sua importância no sentido de capacitar aqueles que lidam diretamente com os programas educacionais nos estados e municípios brasileiros. “É muito importante essa parceria entre governo federal, estados e municípios para diminuir a distância que existe entre Brasília e o restante do país”, finalizou Gastão Vieira.

Criado em 2015, o FNDE Soluções Locais já prestou mais 8 mil atendimentos em 25 estados. Entre os assuntos mais demandados, destacam-se o PAR, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), alimentação, transporte escolar e obras em geral, como a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas.

Também estiveram presentes ao evento o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, os senadores José Agripino Maia (DEM-RN) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, além de deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários de Educação, entre outras autoridades.

Leave A Reply