x

Moradores do bairro Anjo da Guarda, na área Itaqui-Bacanga, em São Luís, fizeram um protesto na manhã desta sexta-feira (19) na Avenida dos Portugueses pela morte de centenas de peixes na Bacia do Bacanga. Eles culpam a falta de manutenção na barragem do Bacanga pela mortandade dos peixes.

O protesto causou engarrafamento desde às 9h. As duas pistas da avenida foram bloqueadas pelos moradores. Só por volta das 11h30 é que uma das pistas sentido Anjo da Guarda foi liberada pelos manifestantes.

A quantidade de peixes mortos impressionou. Segundo especialistas, a entrada de água do mar que atinge a lagoa estaria ocasionando a morte dos peixes. Os pescados são de água salgada e atingem até 80 centímetros.

Os moradores da região alegam que a pesca é uma das principais fontes de renda e está sendo prejudicada.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informou através de nota que a Barragem do Bacanga terá comportas substituídas nos próximos dias e completou dizendo que substituição é necessária devido aos problemas com a comporta antiga, que perdeu funcionalidade e está desgastada pelo tempo. (G1MA)

Leave A Reply