image

O mau desempenho da seleção olímpica do Brasil vai ter reflexos na seleção principal. Uma das consequências é que Neymar não deverá ser mantido como capitão. O descontrole do atacante no jogo com o Iraque praticamente selou a perda da patente. O técnico Tite não o quer com a faixa e tem respaldo de dirigentes da CBF e do presidente Marco Polo Del Nero.

No último domingo, Neymar passou o jogo batendo boca com jogadores iraquianos, algumas vezes trocou empurrou e discutiu bastante com o juiz da partida. Além disso, em determinado momento chutou a bola para longe, de bico, irritado com o fato de o jogo ter sido parado para atendimento a um adversário após falta feita por Renato Augusto.

Naquela altura do jogo, os brasileiros estavam irritados tanto com a violência como com a “cera” da seleção do Iraque. No entendimento de dirigentes da CBF, caberia ao capitão tentar acalmá-los e não mostrar descontrole por meio de um gesto que trouxe ainda mais nervosismo.

“Ele é fora de série, mas ainda não tem maturidade para ser capitão. Ainda não tem a experiência de um Cristiano Ronaldo, por exemplo”, disse ao Estadão.com um dirigente com trânsito na cúpula da CBF.

O assunto da retirada da faixa será tema de discussão antes de os jogadores se apresentarem para os duelos com Equador e Colômbia, em setembro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. Mas é considerado decidido.

Na entidade, a decisão de Dunga de elevar Neymar à condição de capitão ao reassumir a seleção, após a Copa do Mundo de 2014, foi considerada um erro. Avaliam até como bem-intencionada a iniciativa do ex-treinador, mas que se mostrou precipitada.

Os constantes cartões amarelos que recebeu desde então, a maioria por reclamação, e o descontrole após da partida contra a Colômbia na Copa América em 2015, quando acabou expulso por cair na provocação dos adversários e depois partiu para cima do juiz são sempre lembrados na CBF.

Tite gostaria de ter como capitão o goleiro Fernando Prass, mas a contusão do palmeirense atrapalhou os planos. O zagueiro Thiago Silva, que exerceu o posto no passado e deve ser resgatado pelo treinador, é tido como candidato natural. (Agencia Estado)

Leave A Reply