image

Buenos Aires, Argentina – Há dias, argentinos ligam a TV de segunda a sexta, às 22h45, à espera do momento em que Moisés chegará ao Egito e verá seu pai. Esse reencontro, porém, parece que não vai ocorrer nunca para os telespectadores de “Moisés y los Diez Mandamientos”, nome portenho para a novela brasileira religiosa da Record, transmitida no país vizinho pelo canal Telefe.

As reclamações não param: “Até quando passarão o mesmo? Estou ficando entediado”, escreveu um fã no Facebook. Muita propaganda, reprises longas antes do início de um novo (e curto) capítulo e cenas do próximo episódio são as artimanhas da Telefe para prolongar o sucesso.

“Os Dez Mandamentos” estourou no país e, nos primeiros 15 dias de julho, ficou à frente do principal programa da TV argentina, o “Showmatch”, de Marcelo Tinelli (uma mistura de Luciano Huck com Faustão). Na última semana, no entanto, voltou ao segundo lugar – os fãs dizem que é porque estão cansados da enrolação. Em junho, o folhetim bateu a transmissão de dois jogos da seleção argentina na primeira fase da Copa América.

A mais famosa celebridade das noites de domingo, Susana Giménez (espécie de Hebe Camargo com mais audiência), recebeu os protagonistas da novela – Guilherme Winter e Sergio Marone – em seu primeiro programa deste ano, no dia 3 de julho. Com a dupla de atores brasileiros, Giménez foi a vencedora da noite. Ganhou do El Trece – canal que transmitia também o primeiro programa do ano do jornalista Jorge Lanata, responsável pelas maiores denúncias contra a ex-presidente Cristina Kirchner – e do C5N, que passava a primeira entrevista de Cristina pós-Casa Rosada.

A novela é o maior sucesso brasileiro desde “Avenida Brasil”, da Globo, exibida no país pela primeira vez em 2014 e retransmitida até hoje em canal a cabo. Para Ana Gambaccini, diretora do portal Television, os folhetins épicos com romance costumam ser bem-sucedidos na Argentina. A dona de casa Florencia Giménez, 32, que só via novelas coreanas, agora também é adepta da brasileira. “‘Dez Mandamentos’ me interessou porque tem história”, diz.

A Record já vendeu a novela para 18 países. Na Argentina, o canal Telefe ampliou a participação do folhetim em sua grade de programação com um especial no domingo que passa flashes da semana, além de meia hora diária de cenas dos próximos capítulos – o que reforça a sensação de déjà vu nos telespectadores. No total, são dez horas de “Os Dez Mandamentos” por semana.

Desdobramentos

Cria. A novela “Os Dez Mandamentos” marcou recordes de audiência quando foi exibida no ano passado na TV, foi para os cinemas, com grande êxito nas bilheterias também, e acabou virando um musical. O sucesso da trama deu origem ainda a uma segunda temporada de “Os Dez Mandamentos”, que foi ao ar entre 30 de maio e 4 de julho, e sua continuação, “A Terra Prometida”, está sendo exibida na Record.

Leave A Reply