Dialogar e trocar exxperiências entre diversas áreas governamentais, ampliando a participação de gestores e servidores no processo administrativo foram os objetivos do Encontro Regional de Gestão Governamental que o Governo do Estado promoveu em Codó, com participação de agentes da administração pública dos municípios da região dos Cocais.

O evento foi realizado no auditório da UEMA pelas Secretarias Estaduais de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) e de Igualdade Racial (Seir) e discutiu o tema Desenvolvimento e mudança no Maranhão, onde foram apresentadas as ações e investimentos realizados pelo Governo Flávio Dino, com particularidades para a região dos Cocais. Foram abordadas também avaliação das prioridades e perspectivas para o futuro, além de temas como meses. Ainda na lista de temas a Gestão de Políticas Públicas, Republicanismo, a agenda governamental e a importância das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do Estado.

O evento foi coordenado pelo secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, que apresentou as ações do governo na região. “O encontro de Codó transcorreu com muito ânimo e com uma participação muito efetiva de servidores que pedem, inclusive, que esta experiência sempre se repita”, disse o secretário destacando que o evento em Codó permitiu o diálogo com servidores do município e de cidades como Alto Alegre do Maranhão, Timbiras, São Mateus do Maranhão, Coroatá e Peritoró.

A professora Nenzinha Castro, gestora do CE Alves Cardoso em São Mateus parabenizou a iniciativa do governo Flávio Dino. “Demonstra uma atitude do governador Flávio Dino de compromisso e de responsabilidade, que ele reassume a cada instante com o povo do Maranhão. Além disso, demonstra a valorização e o respeito também por todos os servidores e nos chama à responsabilidade para, em cada momento, trabalharmos com mais responsabilidade e compromisso ao atendermos ao povo do nosso estado”.

Durante o diálogo com os gestores e servidores foram apresentadas as ações desenvolvidas na região, tais como o Programa Bolsa Escola, com mais de 60 mil beneficiários; construção de 6 unidades do CRAS; investimentos na saúde em São Mateus, Alto Alegre e Coroatá, com obras de construção, reforma, ampliação e adequação de hospitais; cinco municípios beneficiados com o programa Ninar; reforma e  modernização do 17º BPM de Coroatá; três municípios beneficiados com novas delegacias; ações de apoio à agricultura familiar; construção de dois IEMAs; reforma de escolas nos seis municípios da regional, beneficiando mais de 6 mil alunos; apoio as gestões locais da politica de igualdade racial;  a rota de desenvolvimento quilombola em Peritoró e Codó, dentre outras ações.

Para a gestora da Unidade Regional de Educação, Fátima Falcão, o encontro foi bom porque possibilita a interação do governo com os servidores. “Nosso governo não está somente nos gabinetes, mas seus representantes são enviados pra ouvir, discutir e encaminhar todas as demandas pra que o Maranhão possa melhorar, ouvindo o povo e respeitando o ser humano”.

Próximos Encontros

O Encontro Regional de Gestão Governamental ainda será realizado nas regionais de Imperatriz (15), Bacabal (19), Chapadinha (20), Barra do Corda (21), Timon (22), Balsas (26), Rosário (27), Santa Inês (28) e encerra em São João dos Patos (29), sempre das 15 as 17 horas.

Leave A Reply