As atrações juninas que passaram pelos arraiais da Praça Nauro Machado, na Praia Grande, da Associação dos Servidores do Estado do Maranhão (Ipem) e do Parque da Vila Palmeira deram demonstrações da diversidade e força da cultura maranhense, motivo de alegria para milhares de pessoas, principalmente famílias, que se dirigiram às festas neste final de semana.
A aposentada Rícia Nunes é de Santos (SP), tem 80 anos e, num espaço especialmente reservado para idosos montado no arraial do Ipem, com cadeiras e vista privilegiada, observava encantada as brincadeiras maranhenses pela primeira vez.
“Estou adorando, é maravilhoso! Já tinha visto manifestações em outros estados, mas a riqueza das roupas, da dança, a alegria das pessoas é contagiante”, declarou Rícia que também falou de outras atrações que a impressionaram no estado. “Estamos num grupo de 16 pessoas e viemos nessa época exatamente por causa do São João, mas aqui tem muita coisa para ver. Os Lençóis Maranhenses são incríveis e a culinária também, adorei o arroz de cuxá!”, afirmou ela.
Do estado vizinho, da cidade de Teresina, a bancária Patrícia Pontes aproveitou o fim de semana e veio com o marido e o filho para visitar os arraiais de São Luís. “Vim hoje por causa do São João. Tenho família aqui, soube que os arraiais tinham começado e vim aqui aproveitar. Gosto muito da festa, a programação está muito boa e o espaço é calmo, tranquilo, dá pra vir com criança”, afirmou.
Quem também se divertiu em família foi a professora Graciele de Oliveira Castelo Branco. Com o marido Sérgio Henrique Pinto Silva e a filha Valentina, de dois anos e meio, a família, devidamente caracterizada, perpetua juntos o amor pela cultura maranhense. “São espaços muito bons, tem tranquilidade, segurança, as programações começam cedo e a gente faz questão de trazê-la para que ela conheça, e, principalmente, para que tenha orgulho dessa cultura que é nossa, que é da nossa gente”, declarou a professora.
A festa, além dos três terreiros oficiais, também ocorrerá, com o apoio do Governo do Estado, em vários bairros da capital e no interior. E, em parceria com Prefeitura de São Luís, foi aberto na noite deste sábado o arraial da Praça Maria Aragão. Em todos eles, a programação oficial se estende até o dia 29 de junho.
Oportunidade
No arraial do Ipem, uma estrutura montada pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) atraiu a atenção de quem escolheu aproveitar o primeiro final de semana com programação junina oficial no local.
Além das informações sobre a programação de todos os arraiais do estado, na Central de Atendimento ao Turista, também estavam disponíveis as ações promocionais de divulgação de destinos locais, que incluíram atividades como a impressão de fotos feitas na hora e com fundos temáticos, sem custos para os usuários e, também, ações interativas como a “Saída de emergência”, painéis de led que ofereciam sugestões de rotas turísticas a quem abrisse as portas.
“A ideia é que o turista que chegue para aproveitar nossos arraiais, não se prenda apenas a São Luís e aproveite para também conhecer as riquezas naturais do estado. Então, ao chegar nos nossos arraiais ele também vai poder conhecer um pouco de Barreirinhas, tirar uma foto, e, mesmo que ele não conheça agora, poderá ter despertado o desejo de retornar”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.
E com toda a festa, quem também aproveitou a oportunidade foram os artesãos. A feira de artesanato montada no arraial era a oportunidade que Ana de Sousa esperava para melhorar as vendas. “Ainda está no começo, mas o resultado dessa sexta me surpreendeu! Mesmo com a crise, que nos deixa apreensivos, as vendas foram muito boas e eu acho que o aumento dos meus lucros este mês deve ser, no mínimo, de 50%”, afirmou Ana.
19 DE JUNHO (DOMINGO) – Clique aqui e veja toda a programação
Arraial Donato Alves (Centro Social dos Servidores do Estado – IPEM)
19h – Quadrilha Império do Sertão
20h – Dança Portuguesa Nobres de Portugal
21h – Boi Novilho Branco
22h – Show de Cesar Teixeira
23h – Boi Milagre de São João
00h – Boi de Sonhos
Barracão do Forró
20h – Forró Pegado
21h – Forró 10 Mantelado
22h – Forró das Antigas
23h – Grupo Nu Pé D’ouvido
Arraial Humberto de Maracanã (Parque Folclórico da Vila Palmeira)
18h – Boizinho de Brinquedo (Infantil)
19h – Cacuriá do Jhon
20h – Dança Portuguesa Tradição de Portugal
21h – Boi Brilho de São João
22h – Quadrilha Flor da Amizade
23h – Boi Brilho da Ilha
00h – Show de Rose Maranhão
Tenda de Tambor de Crioula Therezinha Jansen
20h – Tambor de Crioula Boa Vontade
21h – Tambor de Crioula Arte Nossa
22h – Tambor de Crioula Capricho de São Luís
23h – Tambor de crioula Lírio de São Benedito
Arraial Maria Aragão
(Beira-mar – Centro)
18h – Teatro Casimiro Coco (Laborarte)
19h – Cacuriá Mirim Rabo de Saia
20h – Dança Portuguesa Império de Lisboa
21h – Show de Eugênia Miranda
22h – Boi Pirilampo
23h – Boi de Leonardo
00h – Boi de Nina Rodrigues
Barracão do Forró
19h – Forró Trio Mandacaru
21h – Xote e Baião