Cem empreendedores, dezenove startups, sete mentores, múltiplas ideias e um desafio: criar serviços e produtos que apresentem soluções inovadoras. Essa é a tônica do Bootcamp InovAtiva, treinamento de aceleração de startups, que acontecerá neste sábado (18), no Hub de Inovação do  Nordeste (Hubine). O espaço,  criado pelo Banco do Nordeste para  ser um centro de conexões e conhecimento,  abre suas portas em um primeiro contato com o público.

O evento acontece pela primeira vez em Fortaleza e também será realizado simultaneamente em nove capitais brasileiras, conectando novos empreendedores que participam do ciclo de aceleração de startups do InovAtiva Brasil, programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

No Ceará, o Bootcamp InovAtiva será realizado com o apoio do Banco do Nordeste e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O treinamento possibilitará aos participantes acesso a especialistas renomados, que compartilharão experiências e orientarão as startups sobre planejamento e estratégias de atuação no mercado. Interessados no tema, que ainda não participem do InovAtiva, podem acompanhar ao vivo as oficinas de Marketing Digital e Estratégia de Vendas, pelo site www.inovativabrasil.com.br.

O Bootcamp é um passo essencial para participantes do InovAtiva, pois no início de julho, o programa  selecionará 125 startups, das 300 inscritas, para a segunda etapa do ciclo. O Ceará é o estado do Nordeste com maior número de projetos selecionados.

Sobre o Hubine – O Hub de Inovação do Nordeste, iniciativa do Banco do Nordeste, configura-se como ambiente de apoio a negócios inovadores, que criem produtos, serviços e soluções capazes de contribuir com a dinamização da economia regional. O Hubine funciona na sede do Banco, em Fortaleza, e abrigará empreendimentos em sua fase inicial. Disponibilizará espaço de coworking, além de suporte técnico gerencial e financeiro, com o objetivo de impulsionar a maturação e promover a perenidade de startups, contribuindo para a geração de emprego e renda, com melhoria nas condições de vida das pessoas em todo o Nordeste.

O Hubine oferecerá oportunidade de negócios, parcerias e vitrine para atração de investimentos; laboratório de prototipagem física e virtual (fablab); maratonas de programação (hackathons); bem como eventos de treinamentos, capacitação e mentorias para startups (bootcamps).