Em uma decisão extraordinária e sem precedentes na história olímpica, a equipe de atletismo da Rússia teve confirmada nesta sexta-feira sua suspensão dos Jogos Rio-2016. A decisão foi comunicada após reunião da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), em Viena.

A entidade tomou a medida após entender que o país não fez um esforço suficiente no cenário antidoping local para que a confiança na integridade dos atletas russos fosse retomada em âmbito global.

Na próxima semana, a IAAF vai se reunir para decidir se os atletas ‘limpos’ do país europeu poderão competir sob o respaldo da bandeira olímpica.

Os atletas russos estão suspensos das competições internacionais há sete meses, após um relatório enviado por uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada) expor um esquema que contaria com o apoio do governo local, da Federação Russa de Atletismo (Rusaf) e até de membros da IAAF.

Com a decisão, até mesmo atletas que não tiveram  seus nomes envolvidos no esquema foram suspensos, dentre eles a grande campeã olímpica do salto com vara, Yelena Isinbayeva,.