Em pesquisa divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta segunda-feira (22) sobre o segundo turno das eleições, programado para ser realizado no próximo dia 28, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 57% dos votos válidos, contra 43% de Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores. A pesquisa foi realizada pelo instituto MDA.
Em relação aos votos totais – nos quais são considerados aqueles em que os eleitores afirmaram estar indecisos ou votar branco e/ou nulo -, Bolsonaro tem 48,8% das intenções de voto, enquanto Haddad aparece com 36,7%. Nesse cenário, 11% disseram que vão votar branco ou nulo, enquanto 3,5% dos ouvidos afirmaram que ainda não decidiram em quem irão votar.
Já em relação às intenções de voto na pesquisa espontânea, 45,8% disseram que votarão em Bolsonaro, e  33,3% afirmaram que escolherão Haddad. Brancos e nulos correspondem a 11,5%, indecisos a 9,2%, e outros somam 0,2%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de outubro de 2018. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados, das cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00346/2018.
Esta é a primeira pesquisa realizada pelo instituto de votos à Presidência em segundo turno.
Rejeição e potencial positivo
Quando perguntados em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum, 42,7% afirmaram que não escolheriam Bolsonaro, contra 51,4% disseram que não votar de nenhuma maneira em Haddad.
Já o potencial positivo, que representa a soma dos percentuais para as respostas “Votaria com certeza” e “É um candidato em que poderia votar”, o candidato do PSL aparece com 54,7%, contra 45,9% do petista.
Clique aqui e veja a pesquisa completa.

Leave A Reply