A população de Bacabeira está dando adeus aos problemas decorrentes de lama e da poeira por falta de pavimentação. As obras estão espalhadas por toda cidade, tanto em bairros e povoados da zona urbana, como em comunidades da zona rural do município.
Os investimentos levam em consideração os benefícios provenientes da utilização do bloquete, entre eles: alta durabilidade, superfície regular e antiderrapante, ambientes mais claros devido à coloração, menor absorção de energia solar, o que minimiza os efeitos do calor, entre outros.
Por todas estas vantagens, a prefeitura está transformando a realidade de comunidades inteiras, que foram totalmente pavimentadas. A comunidade Espoca, próximo a Gemasa é uma delas. Há anos os moradores esperavam pela benfeitoria.
Na Avenida Brasil, no distrito de Peri de Baixo, além da pavimentação com bloquete, a prefeitura construiu canteiros, calçadas e instalou bancos, priorizando serviços de paisagismo e urbanismo.
Agora, os moradores contam com praças na porta de casa e comemoram a boa aparência de suas ruas, avenidas e comunidades, tanto na zona urbana, quanto na zona rua do município.
Segundo a prefeita da cidade – Fernanda Gonçalo a meta é zerar o déficit de ruas ou avenidas sem pavimentação. “Assim como estamos zerando o déficit habitacional de Bacabeira, nós também vamos continuar investindo para que num futuro bem próximo, tenhamos todas as ruas e avenidas da cidade totalmente pavimentadas”.
Segundo a secretaria de Infraestrutura, desde que assumiu a administração, Fernanda Gonçalo já determinou a realização de obras de pavimentação em Peris de Baixo, Peris de Cima, Na sede do município, Vidéo, Espoca, Santa Quitéria, São Cristovão, São Pedro, Gameleira, Rancho Papouco, Placa de Recurso e Centrinho.
Como forma de economizar e de aprimorar os gastos dos recursos próprios, Fernanda Gonçalo inovou e implementou a construção de uma fabrica de bloquetes da própria municipalidade.
Com a medida, a prefeitura além de deixar de pagar caro no metro quadrado do bloquete, também gera emprego e renda, uma vez que oportuniza profissionais do município com trabalho para confecção dos bloquetes.
Os trabalhos de pavimentação com bloquete não estão apenas em ruas e avenidas, eles também foram estendidos para pátios e áreas externas das Escolas Municipais, possibilitando mais conforto e comodidade à comunidade escolar.
Uma delas é a escola mais antiga do município – Conêgo José Hemetério. O local, que antes estava degrado e oferecia riscos aos alunos e pais que todos os dias levam seus filhos a escola, agora, além de propiciar bem-estar, deixou a escola mais bonita e sem os transtornos da lama, da poeira e do mato na porta do prédio.
Os serviços de pavimentação e urbanização também chegaram a fontes históricas do município, como o conhecido Bombaim no distrito de Peri de Baixo que teve o acesso totalmente revitalizado.
A fonte centenária que resistiu aos efeitos do tempo faz parte da história de muitas gerações. O local, um dia foi um engenho de cana de açúcar e atende a população local quando há interrupções no sistema de abastecimento d’água, por meio de olhos d’águas naturais que jorram água 24h.
Sobre a preferencia pelo bloquete ao invés de asfalto, trabalhadores da secretaria de Infraestrutura também explicam que, “a instalação é fácil e as peças podem ser reaproveitadas em caso de necessidade de manutenção ou intervenção”.
“Com a quantidade de obras existentes por toda cidade, chega-se á conclusão que nunca antes na história do município se investiu tanto em mobilidade urbana quanto na atual administração”, assegura a prefeitura de Bacabeira.

Leave A Reply