Em Assembleia Geral realizada nas sedes do SEEB-MA, em São Luís e Imperatriz, os bancários maranhenses rejeitaram a proposta rebaixada da Fenaban e dos bancos públicos, que previa reajuste salarial de 5% (inflação de 3,78% + 1,18% de aumento real) e acordo com validade de dois anos.
A categoria aprovou, ainda, um indicativo de greve para segunda-feira, dia 3 de setembro, em todo o Estado, a depender do quadro nacional.
Outros sindicatos do país, como o de Brasília, Rio Grande do Norte, Bauru/SP, Amazonas, Pará (rejeitou a do BB), Florianópolis/SC (rejeitou a do BB) e Goiás (rejeitou a da Caixa), também disseram não à proposta insuficiente dos bancos e cobraram uma GREVE JÁ!
“Afinal, os bancos lucraram quase R$ 80 bilhões em 2017. Lucro este que cresce de 20 a 30% ao ano. Logo, é inadmissível um aumento real de apenas 1,18%, índice muito inferior ao reajuste dos alimentos e dos combustíveis. São migalhas” – criticou o diretor do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.
Durante a Assembleia, os bancários do Maranhão criticaram, ainda, a proposta de acordo bianual, que representa um risco para a categoria, ainda mais com a vigência da Reforma Trabalhista.
“Nos próximos dois anos, os bancos poderão fazer novas reestruturações, fechando agências, demitindo, descomissionando e precarizando as condições de trabalho dos bancários, assim como fizeram de 2016 e 2018. E nada poderemos fazer, pois o momento de lutar é esse. Por isso, aprovamos o indicativo de greve para a próxima segunda-feira (03/09), em consonância com a decisão de outros sindicatos do país” – afirmou a diretora do SEEB-MA, Gerlane Pimenta.
Assembleia Geral
Uma nova Assembleia Geral foi marcada para esta sexta-feira (31/08), às 18h30, nas sedes do SEEB-MA, em São Luís e Imperatriz, com o objetivo de avaliar o quadro nacional e organizar o movimento grevista.

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482

Leave A Reply