Gestores e auxiliares administrativos da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Rosário participaram, nesta terça-feira (5), de uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o objetivo de serem capacitados para o Censo Escolar 2018.
“Esta é mais uma etapa importante para a educação em Rosário por aferir dados que vão qualificar ainda mais e demonstrar com informações técnicas de que maneira estamos avançando na gestão da educação municipal e como podemos melhorar ainda mais o acesso e as políticas públicas neste setor”, disse a prefeita Irlahi Moraes.
Na avaliação da coordenadora do Censo Escolar, Carla Alves, a iniciativa da Prefeitura é uma forma de investimento no aprimoramento dos serviços de educação pública. “Nós, que compomos a equipe da coordenação da SEMED, ficamos sempre muito motivados na execução da coleta de dados neste período porque são informações que vão aprimorar e garantir o sucesso da educação municipal, a aquisição de equipamentos novos e superar a cada ano os desafios e avançar de forma positiva as ações da educação municipal”, afirmou Carla.
O Censo Escolar é aplicado em todo o Brasil, anualmente, com a coleta de dados sobre as diferentes modalidades de ensino regular (infantil, fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos.
A partir dos dados coletados pela avaliação, como número de alunos matriculados e informações sobre infraestrutura, que são planejadas as políticas públicas voltadas para a educação no município, as transferências de recursos públicos como merenda, transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, e também identificadas as principais necessidades das escolas, como instalação de bibliotecas, reparos e manutenção da estrutura física.
Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482