Neste domingo (5), ação integrada das Polícias Militar e Civil, CTA, Força Tática, Grupo de Operações Especiais e Guarda Municipal, resultou na desarticulação de um grupo criminoso especializado em roubo de carga de cigarros.
O bando, que operava no Maranhão e outros estados do Nordeste há mais de duas décadas.
Em Grajaú, nove suspeitos chegaram ao povoado Remando em quatro motocicletas. Fortemente armados, eles tomaram de assalto outros dois veículos (um Agile e uma S10) para dar suporte à ação criminosa.
O objetivo do grupo era a execução de um vereador do município e do seu irmão, motivado por uma rixa entre as duas famílias.
Após ser informada da ocorrência, as forças policiais iniciaram as buscas pelos suspeitos. Houve perseguição policial e, durante confronto, e os suspeitos fugiram para a região de mata.
No interior de um dos carros abandonados pelo bando durante a fuga, foi encontrada uma submetralhadora 9mm caseira, e muita munição de cal. 556 deflagradas contras as equipes policiais.
Fazendo buscas pela região, incluindo a fazenda de um dos suspeitos, apontado como líder da ORCRIM, foram encontradas três espingardas cartucheiras e diversas munições e uma placa de carro.
Já na madrugada, houve um novo confronto nessa fazenda, onde um dos filhos do chefe do bando acabou sendo atingido em troca de tiro com os policiais. Com ele, foi encontrado fuzil calibre 5.56 de uso restrito, luvas, balaclava, munições de 9mm de uso restrito e uma CNH falsa.
Os demais envolvidos na tentativa de homicídio conseguiram fugir.
Além dessa arma, os policiais apreenderam em endereços ligados ao grupo, munições intactas e deflagradas de calibres 556, .40, 12, 36, 32, 22 e 9mm, balaclavas e outros materiais, placas usadas em assaltos e uma pick-up Frontier e uma XRE 300.
As investigações em novembro de 2024, intitulada Operação Nicotina, quando quatro integrantes do bando foram presos, por roubo à cargas na PB e CE.