O Município de Axixá na região do Munim, está as voltas com um escândalo em relação as eleições do último dia 06 de outubro. O fato que chamou atenção é que segundo o IBGE, o município possui 11.790 habitantes e possui 11.407 eleitores, ou seja, 96, 75% da população votante.
Durante o pleito eleitoral, tanto a Câmara de vereadores quanto inúmeras autoridades e partidos políticos fizeram denúncias ao Tribunal Regional Eleitoral, ao Ministério Público, sobre essas transferências irregulares, mas, foram negligenciados.
Durante o pleito, mas, precisamente, um dia antes da eleição, a cidade de Axixá, foi literalmente invadida por pessoas desconhecidas da população, e não eram de parentes dos axixaenses não, como de costume vinham na época das eleições ou de festividades. Dessa vez, foram pessoas de várias cidades do Maranhão, entre as quais, Rosário, Humberto de Campos, São Luis, Morros, Icatu, Santa Rita entre outros.
As lideranças denunciaram a Polícia Militar, ao Ministério Público, e ao Poder Judiciário e todos, com exceção do Ministério Publico, permaneceram inertes.
Vídeo
Após o resultado da eleição, diga-se de passagem, não foi comemorado pela população de Axixá, a qual ficou incrédula com o resultado das urnas, por não representar o resultado das ruas e, nem a vontade dos habitantes, inclusive “contrariando todas as pesquisar feitas na cidade”. O fato é que a cidade não votou em grande parte dos “eleitos”.
E nos grupos de Whatssap da cidade a revolta foi gritante e as suspeitas foram confirmadas, conforme printes das conversas e áudios confirmaram as suspeitas.
Corrupção de crime eleitoral
Já está em poder da polícia Federal as denúncias de transferências de domicílios eleitorais para Axixá, através das colônias e associações de pescadores e um pedido de recadastramento eleitoral para que somente os axixaenses possam votar e ser votado e para aqueles que desejam transferir o seu voto que sigam o que determina a legislação.
Se as denúncias e provas até aqui obtidas se confirmarem, os responsáveis, e beneficiados com a fraude perderão o diploma ou mandato e Axixá poderá ter outra eleição.
Fontes para consulta:
• IBGE: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ma/axixa.html
• TSE: https://sig.tse.jus.br/ords/dwapr/r/seai/sig-eleicao-eleitorado/home?p0_ano=2024&session=104023946497771