A luta contra a dominação e o autoritarismo implantados há décadas por quem deveria proteger a população mais carente fez com que a política matreira e atrasada, que impera absoluta em alguns locais da Ilha, passasse a atacar com mentiras e calúnias o Inspetor, homem culto, carismático e de valor, dedicado ao estudo da história de São Luís e à causa das pessoas mais humildes

Circula em grupos de WhatsApp um texto apócrifo, sem assinatura, que tenta manchar a reputação do Inspetor Antonio Noberto. O texto calunioso tenta passar uma imagem distorcida da realidade, onde o Inspetor seria um invasor de terras. Na verdade, o que acontece é exatamente o contrário. Na luta contra o autoritarismo, o Inspetor vem defendendo a população mais frágil daqueles que tentam se apropriar das terras dos moradores já instalados em assentamentos. Estas pessoas exploram a política em causa própria e ainda humilham a população.

Zona rural carente de tudo

Não é de hoje que a zona rural de São Luís é carente de infraestrutura pública. A ausência de estradas, de pavimentação das ruas, de postos policiais, iluminação pública adequada, escolas, creches, hospitais ou postos de saúde etc., dificultam a chegada de estrutura privada na maioria das comunidades, a exemplo de supermercados, linhas de ônibus regulares, farmácias, padarias, bancos, caixas eletrônicos, etc. E isto acontece em razão da ausência do poder público motivada pelo descaso de alguns políticos tradicionais que só tem olhos para a zona rural em época de eleição.

O texto sem autoria escrito contra o Inspetor é uma reação ao trabalho que vem sendo realizado em defesa de moradores do Residencial Natureza que, cansados de humilhação e autoritarismo infligidos por pessoas inescrupulosas, passaram a denunciar os malfeitos.

Reputação ilibada

O Inspetor Noberto é homem sério, honrado e trabalhador. Ele é um dos fundadores do Conselho Comunitário de Defesa Social da zona rural de São Luís, é o pacificador da BR-135, quando passou a dialogar com as comunidades ao longo da rodovia e, com tal atitude, reduziu os bloqueios e interdições nas estradas.

Currículo invejável

Nosso Inspetor também é escritor e palestrante, dedicado ao estudo da história do Maranhão e do legado dos nossos antepassados, quando o nosso estado era um dos mais prósperos do país e São Luís era a quarta cidade brasileira. Antonio Noberto é personalidade destacada em São Luís, é membro-fundador e ex-presidente da Academia de Letras da capital, 2⁰ vice-presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, foi presidente do Sindicato dos PRFs no estado, ex-presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo no Maranhão. Em 2012 Noberto apresentou aos maranhenses a Exposição França Equinocial para sempre, trabalho que lhe custou um apartamento no Grand Park, que ele teve que se desfazer para custear estudos, pesquisa e a realização da Exposição. Ao final, o trabalho foi o vencedor do Prêmio Cazumbá de Turismo, na categoria Melhor evento cultural voltado aos 400 anos de São Luís. Noberto fez a palestra-mor de abertura das comemorações dos 400 anos de Bragança, cidade fundada por Daniel de la Touche em 1613. Ano passado Noberto foi destaque e o palestrante brasileiro em evento oficial nas duas cidades que fundaram São Luís, a saber, Saint-Malo e Cancale.

Na política, o Inspetor Noberto surge como uma esperança para o nosso estado. Possuidor de profundo conhecimento sobre a nossa história, o Inspetor se destaca como alguém que consegue equilibrar a defesa incondicional aos mais humildes e a divulgação do potencial do nosso estado no exterior.

As calúnias e denúncias falsas contra o Inspetor são reveladores do autoritarismo e o modus operandi baixo daqueles que estão com medo de perder espaço para a nova política proposta pelo Inspetor, onde o respeito, o amor e a democracia são os grandes pilares.

Comments are closed.