O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” neste domingo (12), para o Rio Grande do Sul com aviso de acumulado de chuva. Segundo o órgão, há “grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas”, as informações são do O Antagonista.
As previsões de áreas afetadas incluem as regiões Noroeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Sul Catarinense, Centro Oriental e Serrana.
Boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul mostra um salto no número de pessoas desalojadas devido às fortes chuvas no estado.
Com sete mortes confirmadas na manhã de domingo (12), o RS chegou a 143 vítimas dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. O boletim da Defesa Civil ainda contabilizava 125 desaparecidos, número estável desde sábado (11) e 806 feridos (50 a mais do que o dia anterior).
Com a volta da chuva no estado, o número de pessoas fora de suas casas aumentou de cerca de 441 mil, registrado no sábado, para mais de 618 mil. Mais de 81 mil estão em abrigos e 537 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).
Em publicação nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), comentou sobre o alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) classificando como muito alta a possibilidade de novos transtornos no estado.
Leite voltou a reforçar que não é o momento de as pessoas voltarem para suas casas.