Foram presos, nesta terça-feira (14), dois homens suspeitos de assaltarem uma joalheria localizada dentro do Shopping da Ilha, em São Luís. A ação criminosa foi registrada no dia 27 de outubro. Câmeras de segurança do estabelecimento flagraram o momento do assalto, que durou menos de dois minutos.
Os dois presos foram identificados como Luís Henrique Ferreira Xavier, de 21 anos de idade, conhecido como “Ligeirinho”, e Matheus Santos Evangelista de Sousa, 19 anos. Os dois já possuíam registros de passagens pela polícia e foram localizados em uma casa no bairro Morada do Sol, na região do Maracanã, na zona rural de São Luís.
De acordo com informações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), na ação criminosa, os homens levaram cerca de R$ 300 mil em joias. Além disso, a dupla também é suspeita de ter praticado outros assaltos a estabelecimento comercial na Grande São Luís.
“Nós já tínhamos investigações anteriores, pois na semana anterior esses indivíduos já tinham praticado um roubo a loja das Casas Bahia, no bairro João Paulo. Já tava sendo investigado, já tínhamos investigado e, na outra semana, eles praticarem esse roubo ousado na joalheira no shopping da capital. Foi bem ousado, portando arma de fogo e ameaçando os funcionários e, posteriormente, eles foram vistos em outros dois estabelecimentos comerciais fazendo levantamento para praticar esse crime. Então, rapidamente representamos pela prisão deles, e o Judiciário decretou a prisão preventiva”, explicou o delegado Luciano Bastos, que é titular da DRF.
Ainda segundo o delegado, Luís Henrique chegou a ser preso cerca de dois dias após o roubo à Casas Bahia, em posse de 17 aparelhos celulares da loja. O jovem foi autuado por receptação, mas acabou sendo liberado pela Justiça, após passar por audiência de custódia. Mas, no decorrer das investigações, a polícia identificou que Luís tinha sido, na verdade, um dos autores do crime. No momento da prisão desta terça, a polícia encontrou com a dupla dois aparelhos celulares que tinham sido roubados das Casas Bahia.
Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva, os dois foram encaminhados à Delegacia de Roubos e Furtos, na capital.
Sobre o crime
As imagens do dia do assalto mostram que às 15h45 um segurança do shopping é rendido pelos criminosos no corredor em frente à joalheria. Em seguida, o segurança é levado pelos assaltantes para dentro da loja, onde estavam duas atendentes, uma delas grávida.
Dentro da joalheria, um dos criminosos mostra uma mochila e ordena às funcionárias que a preencham com as joias. Como as atendentes não atendem de imediato o pedido do assaltante, ele mostra uma arma em sua cintura, deixando claro que se trata de um assalto. Enquanto isso, o vigilante instrui as atendentes a obedecerem o assaltante.
Em seguida, o segundo criminoso entra na joalheria calmamente tomando uma água e pergunta ao vigilante se ele tinha dado algum alarme, o homem responde que não. Os dois criminosos passam a recolher as joias que estão na vitrine, enquanto uma das funcionárias pega outras peças guardadas nas gavetas. As joias são colocadas na mochila e, em seguida, são carregadas pelos criminosos, que fogem às 15h47. (Do Imirante)