A estudante maranhense Luana de Souza, de 20 anos, foi aprovada para fazer um mestrado na Universidade Beira Interior, em Covilhã, em Portugal. Sem condições financeiras para realizar o sonho de cursar o intercâmbio estudantil, ela criou uma vaquinha online para levantar recursos e custear os gastos com a viagem.

E superar obstáculos faz parte da trajetória de vida da jovem maranhense, natural do bairro Coroadinho, em São Luís, que é primeira da família a cursar o ensino superior. Ela é estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Filha de uma ex-empregada doméstica, Luana de Souza vê na oportunidade do intercâmbio estudantil, o pilar para uma mudança de vida genuína e a busca por uma vida melhor para a família.

“Eu acredito que a educação é a chave para transformar o mundo, o conhecimento que irei adquirir será muito importante para a minha formação, mas também retribuirei à sociedade todo o conhecimento e aprendizado que irei adquirir. Acredito que o nosso papel na vida é lutar pelos nossos sonhos e também ajudar as pessoas a realizarem os seus”, afirmou.

Os custos com a viagem incluindo passagens aéreas, taxas de inscrição, visto, custeio do curso, gastos com alimentação, transporte, moradia, chegam a R$ 28.555,82. Sem condições financeiras, ela enxergou na vaquinha a oportunidade de realizar o seu sonho.

“Desde 2021 surgiu um interesse por estudar fora. Conheci algumas pessoas que relataram suas experiências e isso despertou algo dentro de mim. Acredito que vou ter muitas oportunidades no exterior e, assim, serei uma grande profissional no futuro”, disse a estudante.

Comments are closed.